A Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic)realizou na segunda-feira (28) 40 vistorias em agências bancárias na área central e nas zonas Sul, Norte e Leste de Porto Alegre. Uma agência do Banco do Brasil na avenida Protásio Alves foi autuada e multada pelos fiscais em mais de R$ 4,4 mil.
O agente de fiscalização da Smic aguardou 28 minutos na fila, considerando que o tempo máximo de espera seria de 15 minutos em dias normais. Na véspera e após feriadões, o limite é de até 20 minutos.
Segundo o titular da Smic, Idenir Cecchim, as ações terão continuidade nos próximos dias.
Os fiscais agiram de forma discreta, conforme denúncias, para verificar o cumprimento da lei sobre o tempo máximo de espera nas filas.
Os clientes que se sentirem prejudicados com o tempo de espera nas filas dos bancos podem retirar o formulário específico para denúncias na rua dos Andradas, 686, 1º andar, das 9h às 16h30. O formulário também está disponível no site da Smic e no Sindicato dos Bancários de Porto Alegre. O denunciante deve indicar duas testemunhas ao apresentar a reclamação por escrito ou apresentar um recibo autenticado no caixa.
Para evitar multas, os bancos deviam contratar mais trabalhadores, a fim de efetuar o atendimento em tempo razoável e melhorar as condições de trabalho da categoria.
Fonte: Zero Hora on line