Na madrugada da segunda-feira, dia 13, ocorreu mais arrombamento à agência bancária no Estado. Desta vez o ataque foi à unidade do Bradesco localizada no bairro Scharlau, em São Leopoldo, no interior do Rio Grande do Sul. Os ladrões fizeram um buraco 40 centímetros de diâmetro na parede lateral da agência. O sistema de alarme e as grades que dão acesso ao cofre também foram danificados.

Foram furtados seis CPUs, quatro monitores e um transmissor. Segundo informações do Sindicato dos Bancários de São Leopoldo, o arrombamento do prédio só foi percebido no início da manhã, quando os funcionários chegaram no local para iniciar o expediente de trabalho.

A violência no mês de julho segue em alta e em ritmo crescente, totalizando sete casos. O SindBancários lamenta o descaso dos banqueiros com a segurança e cobra medidas urgentes. O simples cumprimento da lei, como a colocação das portas giratórias antes do autoatendimento e vidros blindados, os bandidos não teriam chance de ingressar, armados, na sala onde ficam os terminais. Trancariam na porta e não conseguiriam entrar pelo vidro, método utilizado em mais de 30% dos ataques a bancos.

Estatística do medo – julho de 2009

1. Dia 2: Banco do Brasil – Tramandaí (Agência Emancipação) : assalto com tiroteio
2. Dia 6: Unibanco – Santa Maria (Agência Centro): arrombamento
3. Dia 6: Banco do Brasil – Paraíso do Sul: roubo
4. Dia 6: Banrisul – Três Cachoeiras: assalto
5. Dia 6: Banco do Brasil – Passo Fundo (Agência São Cristovão): assalto
6. Dia 7: Bradesco – Porto Alegre (Agência Benjamin Constant: tentativa de assalto com roubo de arma do vigilante
7. Dia 13: Bradesco – São Leopoldo (Agência Scharlau): arrombamento

Fonte: Imprensa/Feeb-RS e Seeb São Leopoldo