Quatro homens assaltaram uma agência do Itaú, na Avenida Getúlio Vargas, em Canoas, por volta das 13h20 na quarta-feira, dia 27. Um ingressou na agência rendeu o vigilante e levou um montante em dinheiro. Os outros três, armados, ficaram do lado de fora ameaçando atirar. Essa foi a segunda vez que a agência, localizada no bairro Niterói, próxima à Estação Fátima do Trensurb, é assaltada esse mês.

De acordo com a Brigada Militar de Canoas, ninguém ficou ferido. Segundo testemunhas, os homens fugiram em um Fiat Uno, que teria sido deixado na Vila Fernandes, onde o grupo teria embarcado em um Monza Verde.

A diretora do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e funcionária do Itaú, Catia Cilene, compareceu à agência e constatou que o modo de ataque da quadrilha foi semelhante a de poucos dias na agência Teresópolis, também do Itaú.

"As quadrilhas estão indo justamente nas agências que apresentam fragilidade no sistema de segurança. Novamente reforçamos a necessidade de mais investimentos em itens de proteção à vida de clientes, usuários, bancários e vigilantes. Não podemos admitir que os bancos fiquem de braços cruzados assistindo a violência crescer de forma desenfreada", afirma a diretora.

Cinco ataques ao Itaú

Na madrugada do dia 9 de maio, ladrões invadiram a agência Canoas, no bairro Niterói. Os bandidos colaram com fita dupla-face isopores nos alarmes de fumaça, localizados no teto, e forraram os vidros do local com uma lona preta, não sendo percebidos por quem passava pelo lado de fora. O ataque foi notado apenas no início da manhã do dia seguinte.

Dez dias depois, em 19 de maio, três homens assaltaram a agência Teresópolis. Dois ingressaram no prédio e o terceiro ficou apontando armas para o interior da agência. Os três fugiram em um automóvel Uno. A mesma atuação foi verificada em Canoas.

O mês de maio registra até o momento onze ocorrências, sendo cinco ao Itaú. No ano a estatística do SindBancários, baseada em dados da imprensa e da categoria, são 44 casos.

Estatística do medo do mês de maio

1. Dia 4: Banrisul – Amaral Ferrador: assalto
2. Dia 5: Banrisul – Porto Alegre: Agência Alto Petrópolis: assalto
3. Dia 6: Banrisul – Sapucaia do Sul: arrombamento
4. Dia 9: Itaú – Canoas (agência Canoas): arrombamento
5. Dia 12: Sicredi – Gravataí: assalto
6. Dia 15: Itaú – Porto Alegre (agência Barão do Amazonas): tentativa de assalto
7. Dia 14: Banrisul – Garruchos: arrombamento
8. Dia 19: Itaú – Porto Alegre (agência Teresópolis): assalto
9. Dia 21: Santander – Capão da Canoa (agência rua Sepé): assalto
10. Dia 23: Itaú – Porto Alegre (agência Barão do Amazonas): arrombamento
11. Dia 27: Itaú – Canoas (agência Canoas): arrombamento

Fonte: Imprensa/SindBancários com ZeroHora.com