audiencia_segurancapl.jpg
audiencia_segurancapl.jpgFoi aprovado nesta segunda-feira, 02 de agosto, o Projeto de Lei de autoria do vereador Josenildo Sinézio que amplia a segurança nas agências bancárias do Recife. O projeto foi aprovado por unanimidade, em primeira votação. Nesta terça, 03, haverá nova sessão e, depois de aprovado, o texto segue para sanção do Executivo.

"Depois da publicação, os bancos terão seis meses para se ajustarem às exigências legais. Caso contrário, terão de responder com as penalidades previstas", afirma o secretário de Saúde do Sindicato, João Rufino.

O Sindicato participou ativamente de todo o processo, desde a criação do texto do projeto até a audiência de aprovação. O vereador Josenildo Sinézio, autor do Projeto, apresentou, inclusive, um substitutivo, no qual incluiu as contribuições do movimento sindical, entre as quais a do Sindicato dos Bancários.

Entre os equipamentos previstos para serem instalados pelos bancos estão:

– portas blindadas, giratórias e individualizadas em todos os acessos ao público, com travamento e retorno automático;

– vidros blindados para armas de grosso calibre nas portas, janelas e fachadas frontais;

– portas com detector de metais; recipiente para a guarda de objetos metálicos em todos os acessos;
– circuito interno de televisão nas entradas e saídas da instituição e também em lugares estratégicos onde se possa ver o funcionamento das agências e postos de serviço da instituição financeira. 

Outra determinação trata do trabalho de quem cuida da segurança das agências. Esses funcionários deverão utilizar coletes a prova de bala e serão proibidos de acumular atividades em outras instituições. O projeto também prevê que, em nenhum momento, a agência pode ficar com menos de dois vigilantes. "Recentemente, representantes do Itaú-Unibanco alegaram que não havia Lei que exigisse a instalação das portas de segurança. O Sindicato vem cobrando isto há muito tempo. Dos 14 assaltos que já aconteceram em Pernambuco este ano, nove foram em agências do Itaú-Unibanco, que não têm portas com detector de metais", informa Rufino.

Veja o que saiu na midia:

Bancos seguirão lei para reduzir assaltos. (Diario de Pernambuco)

Fonte: Seec-PE Foto: Marcos Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *