Os funcionários do grupo Itaú Unibanco aprovaram em assembléia na quinta-feira 10 a assinatura do acordo do novo plano de assistência médica e odontológica negociado com o banco.
As negociações duraram quatro meses e representam um grande avanço na preservação dos benefícios e conquistas dos trabalhadores depois da fusão das instituições. "A nossa luta durante o debate nesses meses foi a de garantir o melhor custo benefício aos bancários e assim trazer melhorias, como, por exemplo, a inclusão do Hospital São Luiz no plano especial – do qual a maior parte dos funcionários faz parte – e assim contemplar os bancários que residem na zona leste e que não tinham acesso a um hospital de grande porte na região", diz a diretora do Sindicato Ana Tércia Sanches.
A pressão feita durante toda negociação conquistou ainda a ampliação da rede de atendimento e, o mais importante, a participação do Sindicato no Comitê de Acompanhamento que, composto por três representantes dos trabalhadores, três membros do recursos humanos do banco e um gestor de saúde, fará com que o canal de comunicação e negociação continue aberto. "É dessa forma que vamos levar com frequência demandas e problemas à direção do banco, intervir e continuamente melhorar o plano", ressalta Ana Tércia.
Os membros do Comitê se reunirão trimestralmente e o primeiro encontro está previsto para março. Entre os temas discutidos está o plano de saúde autopatrocinado e ainda a questão das doenças ocupacionais.
A assistência odontológica fica por conta de três empresas, e o trabalhador poderá optar por uma delas: Odontoprev, Interodonto ou Uniodonto.
Especialidades – Mais um avanço conquistado pelo Sindicato foi a respeito das consultas em algumas especialidades médicas. As sessões de fonoaudiologia foram ampliadas para 36 sessões por ano. Operações de miopia, contempladas pelo convênio somente quando o funcionário tinha desvio a partir de 5 graus, agora são liberadaa para quem tem a partir de 4 graus. Faziam parte do plano apenas 12 sessões de psicoterapia; o número foi ampliado para 24 por ano.
Outro avanço arrancado nas negociações é reembolso maior. O titular não terá coparticipação na consulta. O banco produzirá material de divulgação com todos os detalhes sobre as assistências médica e odontológica nos próximos dias e os funcionários podem fazer a adesão a partir do dia 18. Todos devem ficar atentos às informações.
Fonte: Gisele Coutinho – Seeb SP