Os empregados da agência da Caixa Econômica Federal de Vacaria, no interior do Rio Grande do Sul, terão em breve um ambiente adequado para trabalhar. A Superintendência Regional Serra Gaúcha assumiu na terça-feira, dia 5, o compromisso de resolver os problemas estruturais, denunciados pelo Sindicato dos Bancários de Vacaria nas últimas semanas.
Além de serem obrigados a conviver com paredes e carpetes mofados, goteiras, infiltrações e alagamentos parciais nos dias de chuva, os trabalhadores se sentiam constrangidos por atender os clientes em instalações inadequadas. Os condicionadores de ar da unidade também não funcionam corretamente.
O presidente do Sindicato, Paulo Cesar Hermani, destacou o ambiente insalubre da agência. "Temos colegas com problemas respiratórios, com alergias em função disso. Não é admissível que a Caixa mantenha a agência desta forma. Queremos restabelecer boas condições de trabalho aos empregados e de atendimento aos clientes", disse Paulo Cesar.
O diretor de Finanças da Fetrafi-RS, Devanir Camargo da Silva, enfatizou a importância da ação sindical e do respeito aos trabalhadores. "Estamos reivindicando soluções rápidas e efetivas. Desde 2009, o Sindicato tem relatado os problemas à Caixa. A empresa tem condições de efetuar a manutenção do prédio, eliminando fatores que colocam em risco a saúde dos empregados", enfatizou o dirigente.
O superintendente da Regional Serra, Renato Scalabrin, disse que a empresa fará uma série de serviços de manutenção na agência de Vacaria, que devem ser concluídos até o fim do mês de julho. O representante da Caixa também informou, que o contrato entre a empresa e a construtora encarregada pela obra do novo prédio será assinado na próxima semana.
Os dirigentes sindicais afirmaram que continuarão fiscalizando as condições de trabalho na agência, a fim de verificar o cumprimento das ações deliberadas pela Superintendência da Caixa na reunião.
A reunião na Superintendência da Caixa contou com a participação dos diretores do Sindicato, Paulo Cesar Hermani e Roberto Lanes Vieira; da Fetrafi-RS, Devanir Camargo da Silva, e do representante dos gaúchos na Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), Marcello Husek Carrion.
A Caixa foi representada pelos superintendentes, Renato Scalabrin e Elcio Lara; pelo gerente Regional, Fabio Muller e pelo consultor de Logística, Luis Carlos Bianchi.
Após a reunião, o consultor de Logística da Caixa, Luis Carlos Bianchi, enviou por e-mail à Fetrafi-RS o cronograma dos serviços de manutenção que serão feitos na agência:
Serviços em andamento:
– Execução de uma cobertura sobre todo o sistema de AC da unidade, na área externa do prédio, visando eliminar os pontos de infiltração do mesmo – Conclusão prevista até 11/07.
– Recuperação das paredes interna sem pintura de toda a unidade (interna e externa) – Início previsto para 23/07 (após concluída a cobertura externa e eliminação dos pontos de infiltração).
Serviços a serem especificados e contratados:
– Retirada do carpete e instalação de piso vinílico, em todo o pavimento superior da unidade – Início previsto para 29/07.
Fonte: Imprensa Fetrafi-RS