Getting your Trinity Audio player ready...
|
A Coordenadoria Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade) promove, no próximo dia 22, o ato público “Assédio Moral nos Estabelecimentos Bancários”. O evento será das 14h às 18h, no auditório da sede do Ministério Público do Trabalho (MPT-PR), em Curitiba.
A manifestação faz parte de uma das diversas atividades referentes ao assunto que serão realizadas nos 21 a 25, em âmbito nacional. O objetivo é de esclarecer aos bancários e a sociedade questões relacionadas ao assédio moral no ambiente de trabalho, contribuindo para a eliminação das práticas abusivas.
O evento tem como público-alvo instituições públicas que atuam na proteção do trabalhador, entidades sindicais patronais e obreiras, estabelecimentos bancários, estudantes e sociedade em geral.
Os interessados devem confirmar presença no e-mail prt9.cerimonial@mpt.gov.br.
Segundo a procuradora do Trabalho e Coordenadora Regional da Coordigualdade, Sofia Vilela de Moraes, o assédio moral pode ser configurado em qualquer nível hierárquico do assediador ou do assediado, bastando que ocorra de forma intencional e frequente.
A escolha do setor bancário é fruto dos números alarmantes de ocorrências nas instituições, com repercussão nas estatísticas de inquéritos civis e ações ajuizadas pelo MPT. Dados revelam que, no país todo, o problema atinge 66% dos bancários, segundo consulta feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) em 2011.
Coordigualdade
A Coordigualdade foi criada em 28 de outubro de 2002, conta com representantes no MPT em todas as regionais e é coordenada nacionalmente pela procuradora do Trabalho Andrea Nice Silveira Lino Lopes. Seus objetivos principais são o combate à discriminação a trabalhadores, inclusão de pessoas com deficiência no ambiente de trabalho e a proteção da intimidade dos trabalhadores.
Fonte: Contraf-CUT com MPT