A Jornada Internacional de Lutas termina nesta quinta-feira, 17, com as mobilização dos trabalhadores do HSBC e da Rede de Bancos Públicos. Os bancários exigem o fim das práticas antissindicais dos bancos multinacionais, que agem contra o direito de livre organização dos trabalhadores ao perseguir e demitir aqueles que se aproximam do movimento sindical, desrespeitando as leis trabalhistas dos países e diversas normas internacionais.

Nesta quarta-feira, 16, foi a vez dos funcionários de Santander e Itaú Unibanco irem às ruas. Os bancários do Itaú Unibanco de São Paulo farão as atividades na quinta 17. Estarão concentrados nos centros administrativos do Itaú e Unibanco, assim como nos prédios da Patriaca e Boa Vista, ambos no centro da cidade.

A Jornada começou nesta segunda-feira, 14, com manifestações dos funcionários do Banco do Brasil, e continuou com as mobilizações dos bancários do BBVA, realizadas nesta terça, 15. Sua realização foi decidida durante a 5ª Reunião Conjunta de Redes Sindicais de Bancos Internacionais, realizada em duas etapas: a primeira em Santiago, no Chile, nos dias 26 e 27 de novembro, reunindo bancários de Itaú Unibanco, HSBC e BBVA; e a segunda em São Paulo, na sede da Contraf-CUT, nos dias 1 e 2 de dezembro, que congregou trabalhadores do Santander, Banco do Brasil e da Rede de Bancos Públicos.

"Os trabalhadores voltam às ruas para mostrar que não aceitam o movimento dos bancos contra o direito de organização sindical. Vamos utilizar todos os meios ao nosso alcance para garantir nossos direitos, intensificando agora o uso de instrumentos internacionais como as denúncias para OIT e a OCDE", afirma Ricardo Jacques secretário de Relações Internacionais da Contraf-CUT. "Continuamos apostando na abertura de processos de negociação internacionais e na assinatura de acordos marcos globais para preservar os direitos dos bancários", acrescenta.

Baixe aqui boletins específicos para as mobilizações:

HSBC
Português
Espanhol

Bancos Públicos
Português
Espanhol

Banco do Brasil
Português
Espanhol

Itaú Unibanco
Português
Espanhol

Santander
Português
Espanhol

BBVA
Espanhol

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *