Na tarde desta quarta-feira (10), a Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma Audiência Pública em Defesa dos Serviços e das Empresas Públicas, propositura da deputada estadual Cida Ramos (PSB-PB), que culminou com a definição de estratégias de lutas em defesas das estatais e dos serviços públicos, entre elas a solicitação do envolvimento das bancadas paraibanas no Senado e na Câmara Federal.
A ideia da audiência nasceu de iniciativas do Comitê Estadual em Defesa dos Serviços e das Empresas Públicas, que tem na sua composição a deputada Cida Ramos e o vereador Marcos Henriques (PT-JP), que viabilizaram a amplitude do evento que foi transmitido pelos canais da ALPB e pela TV Câmara.
Participaram desse fórum em defesa dos serviços e das empresas públicas: deputad@s Estela Bezerra, Chió e Jeová Campos, sindicalistas representando diversas categorias profissionais em todo o estado, representantes da CUT Paraíba, Sindicato dos Bancários da Paraíba, SINDPD, Sitects/PB, Sindiágua e o presidente da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrfi-NE).
Nos debates, parlamentares, lideranças sindicais e sociais evidenciaram a importância dos serviços públicos e das empresas estatais, que são fundamentais para o desenvolvimento do Brasil e a prestação de assistência às populações mais carentes em todos os recantos desse país continental.
O vereador Marcos Henriques, que faz parte da diretoria do Sindicato dos Bancários da Paraíba, lembrou que, além de serem fundamentais para o soerguimento do país no pós-pandemia, as empresas públicas são lucrativas, a exemplo dos bancos públicos e da Petrobras, e geram recursos para a União investir em saúde, segurança e educação. “Essas empresas atuam onde a iniciativa privada não tem interesse em investir e, justamente por isso, precisam ser defendidas com unhas e dentes pela sociedade. A luta está só começando e não vamos entregar o jogo que sequer chegou ao fim do primeiro tempo. Essa luta é de todos!”, enfatizou.
O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Lindonjhonson Almeida, defendeu a importância das estatais e dos serviços públicos, ressaltou o papel dos bancos públicos e os ataques privatistas do governo.
“Os bancos públicos são fundamentais para o desenvolvimento do país, além de prestarem relevantes serviços ao povo brasileiro, a exemplo do Banco do Brasil com seus 212 anos de atuação no financiamento com destaque para o crédito rural e de uns tempos pra cá também na habitação, juntamente com a Caixa Econômica Federal e seus 160 anos de relevantes serviços prestados à sociedade, como o único agente financeiro na linha de frente do pagamento do auxílio emergencial e outros benefícios sociais, com seu corpo funcional e seus familiares expostos à contaminação pelo coronavírus. Portanto, temos que resistir à sanha privatista de Paulo Guedes e Jair Bolsonaro que querem vender estatais estratégicas pelo preço de um ano de lucro que elas geram juntas em um ano. E isso é um absurdo que não pode ter o voto favorável dos nossos representantes no parlamento”, concluiu.
Dentre os encaminhamentos da Audiência Pública, foi gerado um documento a ser enviados às bancadas paraibanas no Senado e na Câmara Federal.