Na manhã desta terça-feira (18), o Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou o I Encontro de Bancários Afastados por Doenças Laborais para debater assuntos relacionados com o processo de adoecimento do trabalho, perícia médica e os benefícios do INSS, preconizados na cláusula 69ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria bancária.
O evento, realizado na sede da entidade em parceria com o Departamento de Psicologia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), contou com as palestras do auditor fiscal do Ministério do Trabalho, Nei Alexandre, e com o perito médico do INSS, José Neto, que tiraram as dúvidas dos participantes.
O secretário de saúde do trabalhador do Sindicato, Washington Luiz, falou sobre a motivação para a realização do evento e avaliou o primeiro encontro da espécie promovido pela entidade sindical.
“O encontro teve como objetivo orientar e tirar as dúvidas de profissionais bancários acometidos por doenças ocupacionais que estão afastados já por algum tempo e não têm recebido nenhuma assistência por parte dos bancos ou de órgãos oficiais. Para os esclarecimentos pertinentes sobre quais são os direitos trabalhistas e os benefícios do INSS que fazem jus os trabalhadores afastados para tratamento de doenças laborais, trouxemos para este fórum de debates um auditor fiscal do Ministério do Trabalho e um perito médico do INSS para orientar e tirar as dúvidas dos nossos representados. E o resultado foi muito positivo, pois esclareceu, mostrou os caminhos a seguir e fez os participantes sentirem que não estão sozinhos e podem contar com o seu sindicato”, concluiu Washington Luiz.