A pesquisa realizada com os bancários de Mato Grosso para nortear a Campanha Salarial 2009 detectou como principais anseios desses trabalhadores o aumento real, plano de cargos e salários, vale-alimentação maior, discussão de metas abusivas e a previdência complementar. O levantamento foi elaborado por meio de um questionário padrão, que pode ser retirado na sede do SEEB-MT e pelo site www.bancariosmt.com.br.

"O próximo passo é repassar para a Contraf os resultados da pesquisa na nossa base e definir na Conferência Nacional, em julho, quais serão os principais pontos da Campanha 2009", explica o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva. O objetivo dessa consulta é que a campanha reflita a realidade dos bancários e priorize suas reais necessidades.

Aproximadamente 57% dos que responderam o questionário afirmaram que o tema previdência complementar é prioritário na Campanha Nacional dos Bancários 2009. Sendo que quase 65% dos entrevistados afirmaram possuir plano de previdência. Dentre as questões relacionadas à saúde, condições de trabalho e segurança cerca de 35% afirmou que a discussão sobre metas abusivas deve ser prioridade, seguido pelo combate ao assédio moral com 34,48%, segurança contra assaltos com 17,73% e isonomia de direitos aos afastados por licença saúde com 12,07%.

Nas reivindicações sociais ocupa o primeiro lugar a luta por vale-alimentação maior com cerca de 30%. Na segunda colocação dessa área foi apontado o auxílio educação com 20,19%. Em seguida está o auxilio creche/babá de um salário mínimo (15,78%), garantia de emprego/ ratificação da 158 da OIT (12,76%), adicional do risco de vida nas agências e postos (11,14%), vale-combustível (5,8%) e licença maternidade de seis meses (3,25%).

Nas questões econômicas, divididas em duas categorias, foram escolhidas como prioridade pelos bancários o aumento real (índice acima da inflação) com mais de 45% de votos e o Plano de Cargos e Salários com 36,64%. Na categoria liderada pelo aumento real seguiu-se a ampliação do piso da categoria (23,37%), Participação nos Lucros e Resultados maior (22,02%) e 14° salário (8,76%). Na segunda categoria econômica em que foi priorizado o Plano de Cargos e Salários, foram pontuados nessa ordem, ampliação da gratificação de função e criação piso primeiro (29,01%), negociar a remuneração variável (22,39%) e não desconto da PLR nos programas próprios (11,96%).

Dentre as questões respondidas objetivamente pelos trabalhadores estão: Quais devem ser as prioridades da Campanha Nacional dos Bancários 2009? (sendo esta dividida em quatro categorias, com quatro alternativas cada. Sendo que poderiam ser marcadas até duas alternativas de cada categoria); Você tem plano de previdência complementar? Você acha que o tema previdência complementar é prioritário na CNB 2009? Qual o índice de reajuste total que você acha que deve ser reivindicados juntos aos banqueiros? Para conquistar essas propostas você está disposto a participar da CNB 2009? Em caso positivo, de que forma?.

Bancários estão dispostos a participar da Campanha Nacional – A pesquisa evidenciou que 95% dos entrevistados estão dispostos a participar ativamente da Campanha Nacional dos Bancários 2009. A participação em assembléias e possíveis greves são enumeradas pelos trabalhadores como principais pontos de colaboração na campanha salarial.

Fonte: Seeb MT