A avaliação positiva da Contraf-CUT sobre a nova redução de 0,25 ponto percentual na taxa Selic, definida em 7,25% ao ano na quarta-feira (10) pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, ganhou destaque em jornais, blogs e sites de todo país.

Para o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, "essa tendência de cortes precisa contagiar os juros praticados pelos bancos, cujas reduções alardeadas têm sido insuficientes para expandir e baratear o crédito para pessoas físicas e jurídicas".

"Os bancos, sobretudo os privados, continuam ganhando muito e emprestando pouco. É preciso inverter essa lógica. Além disso, os bancos elevaram as tarifas para compensar as diminuições cosméticas de juros", afirmou Cordeiro.

O presidente da Contraf-CUT observou também que falta ainda transparência aos bancos na relação com os clientes, "que são enganados com as vendas casadas e com a sonegação de informações sobre juros e tarifas. O Banco Central deveria obrigar os bancos a padronizarem a nomenclatura de seus pacotes de tarifas, de forma a facilitar a comparação dos valores, e a publicarem extratos mensais para que os clientes saibam quanto estão pagando de juros e de tarifas".

Apesar das quedas sucessivas da Selic, os bancos permanecem com juros e spreads entre os mais altos do mundo, travando o aumento da oferta de crédito indispensável para fomentar o crescimento econômico do país, acusa o dirigente sindical. "Com isso, os bancos emperram as iniciativas do governo e da sociedade na perspectiva do desenvolvimento econômico e social."

"As altas taxas de juros, o spread estratosférico e as tarifas exorbitantes têm sido responsáveis por boa parte dos lucros gigantescos dos bancos, que seriam ainda maiores se não fossem maquiados e escondidos nos balanços por intermédio do truque do superdimensionamento das provisões para devedores duvidosos", salienta Cordeiro.

Veja algumas das notícias divulgadas:

O Estado de São Paulo
Indústria e sindicatos aprovam corte da Selic e defendem queda mais rápida

DCI
Para Contraf-CUT, queda da Selic precisa contagiar juros dos bancos

Estado de Minas
Corte na Selic precisa contagiar juro bancário, diz Contraf

Portal Terra
Sindicatos dividem opiniões sobre nova redução da Selic

G1
Veja a repercussão da decisão do Copom de baixar os juros para 7,25%

CUT
Para Contraf-CUT, queda da taxa Selic precisa contagiar os juros dos bancos

Rede Brasil Atual
Copom faz décimo corte seguido e leva taxa básica de juros para 7,25%

Yahoo Notícias
Contraf: corte na Selic precisa contagiar juro bancário

Clicabrasília
Contraf: corte na Selic precisa contagiar juro bancário

Paraná Online
Entidades da indústria e comércio aprovam corte na taxa Selic

A Tarde – BA
Contraf: corte na Selic precisa contagiar juro bancário

Correio de Uberlândia
BC reduz taxa Selic para 7,25% ao ano, a 10ª queda consecutiva

O Liberal
Contraf: corte na Selic precisa contagiar juro bancário

Fonte: Contraf-CUT