O bancário do Santander, Rosinerio Gomes da Silva (Nerio), de 41 anos, ganhou em primeiro lugar o Campeonato Brasileiro de Jiu-Jitsu Paradesportivo, na categoria Poliomielite no membro inferior. A competição foi realizada em julho, na cidade de Florianópolis –SC. Nério virou uma referência no esporte por sua superação e conquista. Ele iniciou no Jiu-jitsu a cerca de cinco anos, se tornado faixa Roxa, no time do Grace Barra.
A doença foi descoberta aos dois anos de idade e o deixou com uma sequela: a perda da força na perna esquerda e acabou desenvolvendo três protrusões na coluna. Mas, a deficiência nunca foi motivo de limitação, muito pelo contrário, o bancário mergulhou na prática do esporte e chegava a treinar mais de duas horas por dia. Segundo ele, a luta para superar as dores era maior que qualquer outro obstáculo. “Minha luta era diária, principalmente para conseguir vencer as dores que sempre são muito fortes, tanto na coluna como na perna. Por isso, os treinos são diários no Jiu-jítsu e também faço academia, onde trabalho e me dedico ao fortalecimento e resistência de meu corpo. Foi a minha primeira competição a nível nacional e foi muito difícil, lutei com atletas mais graduados, com o nível mais alto que o meu, mas com muito esforço consegui ser campeão Brasileiro Paradesportivo”.
Ele ainda revelou, que está focado também em uma outra competição. “Agora estou me preparando para o Grand Slam de Abu Dhab será no Rio de Janeiro, em Novembro.”
Além da luta travada no tatame para vencer os adversários, Rosinerio, ergueu a bandeira da Paraíba no pódio mais alto nessa que é considerada uma das maiores competições de ParaJiu-Jitsu do mundo. “Agradeço a Deus, a minha família e meus amigos que sensíveis e generosas em me dar todo o apoio que precisei para disputar o campeonato brasileiro.”