Dentro da atividade nacional, os bancários realizaram nesta segunda (20), uma paralisação parcial com a abertura das agências à partir do meio dia, nas agências do Varadouro e Praça 1817, no Centro da cidade. O objetivo da paralisação é pressionar o banco para a aceitação das reivindicações e assinatura do aditivo.
Desde o início de Junho, o Sindicato dos Bancários da Paraíba tem realizado atos de protesto – com panfletagens e paralisações parciais – contra a desativação de caixas e demissões ocorridas nas agências do Banco Santander, em João Pessoa.
No último dia 15, os bancários fizeram um protesto contra a possibilidade de desativação dos caixas do Banco Santander na Paraíba, na Agência do Espaço Cultural. No dia seguinte, houve uma paralisação parcial até o meio dia, na Agência Epitácio Pessoa onde funciona a Superintendência.
A revolta dos bancários é pela demissão de funcionários, eliminação dos caixas e limitação do atendimento ao público nas agências. O Banco Santander teve lucro liquido de R$ 6,624 bilhões, em 2015, e, neste ano, em apenas três meses, lucrou R$ 1,660 bilhão.
“O Sindicato dos Bancários vai continuar lutando para barrar essas medidas que prejudicam a categoria bancária”, afirmou Sivaldo Torres, diretor do Sindicato e funcionário do Santander.