Os bancários paralisaram na última terça-feira (07) a agência do Itaú localizada na Avenida Presidente Dutra, em Feira de Santana, localizada a 110 km de Salvador.
O motivo é grande a falta de funcionários nas agências diante da altíssima demanda e a pouca importância que o banco tem dado a isso.
O banco vem demitindo funcionários e transferindo outros para as outras cidades, sem ao menos consultar o funcionário da sua vontade ou não de ir e o pior, sem promoção e sem ajuda nos custos adicionais, conforme o que está previsto no artigo 469 da CLT. Muitos deles, para não serem demitidos, têm deixado família, estudos e amigos para trás.
Não existe uma agência sequer do banco Itaú em Feira de Santana que esteja respeitando a legislação no que diz respeito ao direito aos quinze minutos de descanso.
O banco também tem se negando a fornecer saldos e extratos nos caixa (quando os clientes conseguem adentrar a agência), obrigando-os a pegarem outra fila no auto-atendimento para conseguir acesso a suas contas.
Mesmo com nossa ação cobrando a contratação de mais bancários o banco, que em 2014 lucrou perto de 20 bilhões de reais, foi na contramão do que se esperava e, no final do dia, demitiu mais uma funcionária, desta vez na agência localizada no Centro de Abastecimento.
Esse comportamento completamente desrespeitoso com os funcionários, que são explorados e estão adoecendo, e com os clientes, que perdem horas e horas nas filas para serem atendidos, é absurdo, diante da lucratividade que os bancos têm.
Por esse motivo o sindicato intensificará as paralisações nas agências bancárias com o intuito de chamar atenção do Ministério Público, PROCON, Gerência Regional do Trabalho e alertar os clientes e usuários, para que juntos possamos modificar esse desmando que os bancos vêm promovendo em nossa cidade, exigindo respeito ao nosso povo com mais contratações nos bancos privados e que os bancos públicos (BB, BNB e CEF) chamem os concursados para que o atendimento seja dentro dos padrões que a cidade e o comércio necessitam.
Fonte: Seeb Feira de Santana