Crédito: Seeb MT
Seeb MT
Não faltou cabo de guerra na arrancada da mobilização em Cuiabá

Os bancários de Mato Grosso realizaram nesta terça-feira (19) o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2014, com teatro e banda na região central de Cuiabá. Com o tema “#queremosmais”, o Sindicato dos Bancários de Mato Grosso entregou carta aberta à população e mobilizou a categoria para a conquista das reivindicações, como mais segurança e mais contrações de funcionários.

O teatro ilustrou o tema deste ano, onde de um lado da corda ficou um banqueiro e do outro os bancários que unidos são mais fortes do que a ganância dos bancos. O convite do Sindicato é para que os bancários se unam nessa campanha para que a corda seja puxada para o lado dos trabalhadores. Com a animação de uma banda regional, o ato chamou a atenção da população e da imprensa local.

Entre as reivindicações da categoria estão mais segurança nas agências com a prevenção contra assaltos e sequestros, fim das demissões e da rotatividade, mais contratações para que haja o cumprimento da lei das filas, proibição às dispensas imotivadas, aumento da inclusão bancária, combate às terceirizações, fim das metas abusivas e do assédio moral que adoecem os bancários, e reajuste salarial de 12,5%, entre outros itens.

A primeira rodada de negociação entre o Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, e a Fenaban, em São Paulo, ocorreu nesta terça e segue até amanhã com o tema Saúde e Condições de Trabalho. A luta dos bancários é pelo fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, isonomia de direitos para afastados por motivo de saúde e a manutenção dos planos de saúde na aposentadoria.

O lançamento em Mato Grosso contou com a participação da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte (Fetec/CN).

Nesta quarta-feira (20), o Sindicato estará nas agências de Várzea Grande, quinta-feira (21) na região do Coxipó, sexta-feira (22) na Avenida do CPA e na terça-feira (26) na região do Porto e Bosque da Saúde. Uma agenda também será definida para o interior de Mato Grosso.

Fonte: Contraf-CUT com Marcela Brito – Seeb MT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster