“Atenção! Não seja enganado! Bancos descumprem normas do Banco Central e recusam o pagamento de contas”. Foi com essa chamada que diretores do Sindicato dos Bancários de Niterói (RJ) percorreram diversas agências do centro da cidade nesta terça-feira (10) para denunciar as práticas dos bancos de recusarem o recebimento de contas de água, luz e telefone, entre outras.
A triagem que os bancos realizam nas portas, indicando o pagamento para ser feito em casas lotéricas e correspondentes bancários, prejudica os clientes, os usuários e, principalmente, os bancários que vêem os postos de trabalho cada dia mais reduzidos.
Em 2014, os bancos fecharam 7 mil vagas, apesar de ganhos de mais de R$ 60 bilhões no ano. O salário médio do trabalhador também sofreu redução. O Rio de Janeiro aparece na segunda posição dos estados que mais eliminaram postos de trabalho, com 984 cortes.
A iniciativa do Sindicato é alertar a população para os seus direitos e mostrar para o bancário que a triagem prejudica a categoria. Em algumas agências, a figura do caixa de atendimento ao público já não existe. Neste caso, a ideia dos bancos é transformar estas unidades em agências de negócios.
Fonte: Seeb Niterói