Na noite desta quinta-feira (21), o Sindicato dos Bancários da Paraíba realizou o Encontro de Bancári@s do Cariri, na Câmara de Vereadores de Monteiro, para debater sobre os desafios da campanha nacional da categoria em um ano eleitoral. A conjuntura adversa em que estão ocorrendo as negociações com os banqueiros vai exigir muita mobilização, unidade e disposição de luta além da pauta de reivindicações.

A notícia sobre a trágica morte do diretor de Controles Internos e Integridade da Caixa Econômica Federal nas dependências do banco, que, segundo informações da imprensa, está sendo investigada como suspeita de suicídio, permeou as discussões sobre o combate ao crime de assédio moral e sexual. A categoria exige que todo tipo de assédio seja investigado com isenção e que os culpados ou culpadas sejam exemplarmente punidos.

As dificuldades enfrentadas por bancárias e bancários são praticamente as mesmas: falta de funcionários, metas absurdas e abusivas, sobrecarga de serviços, fechamento de agências, demissões, adoecimento, afastamentos para tratamento de doenças ocupacionais. Outra preocupação da categoria são as ameaças de abertura dos bancos aos sábados e domingos.

Nos bancos públicos, o funcionalismo se mantém alerta às manobras privatistas do governo e receoso com a possibilidade da retirada do patrocínio patronal, que comprometeria a sustentabilidade dos fundos de pensão e ameaçaria o pagamento das aposentadorias, como aconteceu no Chile, por exemplo.

Eleições 2022

A plenária manifestou a preocupação com a própria categoria que ainda não tomou consciência de que este ano temos de ir além da pauta de reivindicações e escolhermos representantes comprometidos com os direitos da classe trabalhadora. O processo político brasileiro está polarizado por dois projetos distintos: um que é a síntese da barbárie e outro que representa um marco civilizatório.

“Fizemos um excelente debate com os companheiros do Cariri, conscientes dos desafios e da necessidade de irmos além da campanha salarial e participarmos da campanha eleitoral, pois de nada vai adiantar fechar um bom acordo se não mudarmos o comando do país e não colocarmos no parlamento quem defenda os nossos direitos. Bora ganhar esse jogo!”, Conclamou Lindonjhonson Almeida, presidente do Sintrafi-PB.

Participaram do evento: Lindonjhonson Almeida, Carlos Hugo, Magali Pontes, Robson Luís, Paula Brito, Lucius Fabiani, Washington Luiz e Marcos Henriques.

Veja também:

Encontro dos Bancários do Brejo levantou questões além da pauta de reivindicações – Bancários PB (bancariospb.com.br)