O Sindicato dos Bancários da Paraíba, juntamente com os demais sindicatos de Bancários do Nordeste participaram na última quarta-feira (6) em São Paulo, do Comando Nacional da categoria – prévia de discussões e planejamento a serem levados para a 20ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada entre os dias 8, 9 e 10 de junho com o objetivo de traçar as estratégias para a Campanha Nacional 2018.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcelo Alves e o diretor Lindhojhonson Almeida participaram das discussões e somaram avaliações ao cenário de enfrentamento pela manutenção dos direitos da categoria, que estão ameaçados com a vigência da famigerada Reforma Trabalhista.

Entre as principais pautas que serão discutidas na Conferência estão: defesa da CCT; Mesa Única de negociações dos bancos públicos; emprego dos bancários; manutenção das homologações nos sindicatos; contribuição negocial como mecanismo de participação da categoria na sustentabilidade das entidades; democracia com eleições gerais deste ano como estratégicas para a classe trabalhadora; contra a terceirização e pela proibição das demissões em massa.

A pauta dos bancários deverá ser entregue à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) no próximo dia 13 de junho.

Além das contribuições das delegações, servirão para a elaboração da minuta nacional de reivindicações, os resultados obtidos com a consulta realizada com os bancários da base. O documento final a ser entregue aos bancos será construído durante a Conferência Nacional dos Bancários.

A expectativa é de que aproximadamente 600 bancários, entre delegados, membros do Comando Nacional dos Bancários e observadores participem da do evento.

A delegação da Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi/NE) tem 46 delegados e 5 observadores.