Nos dias 3 e 4 de julho, por videoconferência, mais de 80 delegados/as participaram dos debates da IX Conferência Regional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro do Nordeste (Fetrafi-NE), definiram pautas e elegeram delegadas e delegados para a 22ª Conferência Nacional dos Bancários. O Sindicato dos Bancários da Paraíba participou ativamente da conferência com 12 delegados/as, sendo: 2 natos, 7 eleitos e 3 suplentes.

Durante a conferência foram debatidos temas e elaboradas propostas sobre ultratividade, defesa do emprego, aumento real, PLR, teletrabalho, sindicalização eletrônica, bancarização e fechamento de agências, defesa dos bancos públicos e comunicação, dentre outros assuntos como a elaboração de uma nota de repúdio às arbitrariedades do Banco Santander.

A análise de conjuntura do procurador do município de Teresina-PI, Marcelo dos Anjos Mascarenhas, evidenciou a participação de membros do governo estadunidense no processo que levou à destituição da presidenta Dilma. “Um processo de impeachment que, em relação ao governo de Bolsonaro, pode se dizer que Fernando Collor caiu por muito menos e Dilma caiu por nada”. Segundo ele, “para superar a crise sistêmica em que o país atravessa, é necessário voltar a falar de um novo tipo de economia, falar no tabu que é a estatização do sistema financeiro”.

A presidenta da Contraf-CUT, Juvandia Moreira, ressaltou a importância das discussões por região e falou sobre os desafios da campanha em meio a uma pandemia e na falta de empatia do governo Bolsonaro, que coloca os interesses dos bancos acima da vida das pessoas.  “O todo da campanha é um desafio muito grande, pois estamos lutando contra o sistema financeiro, que só pensa em lucro e tem o aval do governo. Nesse cenário de pandemia em que muitos dos nossos colegas bancários foram atingidos, inclusive perdendo a vida, nós temos um presidente que coloca o lucro das empresas acima da vida das pessoas. Então, nossa primeira missão é salvar vidas. Depois, temos que mostrar à sociedade o comportamento dos bancos e a postura do governo, que primeiro cuidou da saúde financeira dos bancos, deixando o povo à míngua”, argumentou.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba e secretário-geral da Fetrafi-NE, Lindonjhonson Almeida”, avaliou como muito positiva a conferência.

“Participamos da videoconferência com uma delegação representativa, que teve uma ótima atuação durante os debates e na formatação de propostas a serem levadas à nossa conferência nacional. Assim como aconteceu com o nosso encontro estadual, a conferência regional por meio eletrônico cumpriu muito bem o seu papel, de forma que os nossos seis delegados (cinco eleitos e um nato) estão preparados para o nosso fórum maior de deliberação, que é a conferência Nacional. Além da importância dos temas debatidos e das propostas que tiramos aqui, ressalto também a nossa responsabilidade em levar à sociedade o nosso repúdio à tirania, à ganância, à mesquinhez e ao desrespeito do Santander aos seus funcionários, aos clientes e ao povo brasileiro, uma vez que é do Brasil que sai um terço do lucro global do banco espanhol. Vamos à luta, companheiros!”, concluiu Lindonjhonson.

Fonte: Seeb-PB, com Fetrafi-NE