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Presidente do Sindicato entrega guia do consumidor de serviços bancários

O Largo dos Bancários, na Rua do Ouvidor, foi palco nesta sexta-feira (15) de um ato do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro em alusão à passagem do Dia Mundial dos Direitos do Consumidor. Os dirigentes sindicais distribuíram a cartilha “Como se defender dos abusos dos bancos”, elaborada pela Contraf-CUT, sindicatos e o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec).

Os bancos são um dos setores da economia em que os consumidores enfrentam mais problemas, tanto pela complexidade dos serviços, como pela falta de informações e o poder econômico dos banqueiros e suas empresas. O desrespeito aos clientes e usuários é absoluto. Os bancos cobram tarifas e juros absurdamente altos pelos serviços que oferecem.

Além disso, os bancos não respeitam a lei que determina tempo de permanência na fila, discriminam os clientes de menor poder aquisitivo e não garantem a segurança de dados pessoais dos usuários, quando terceirizam os serviços.

“Por isso, o Sindicato chama a atenção dos clientes e usuários para cuidarem de seus direitos perante os bancos, exigindo qualidade dos serviços, atendimento condizente com os valores da tarifas pagas, não qualquer produto financeiro sem antes obter todas as informações sobre rendimentos e custos de administração”, disse o presidente do Sindicato, Almir Aguiar.

Os bancos figuram entre as principais empresas na ranking de reclamações de clientes ao Procon.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Rio

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