O Sindicato dos Bancários da Paraíba realiza nesta terça-feira (1), uma manifestação na Avenida Epitácio Pessoa contra o silêncio dos banqueiros. Diante da resistência à greve, a categoria vai às ruas como mais uma forma de mobilização pelo atendimento às reivindicações da Campanha Salarial 2013. Os bancários irão se concentrar, a partir das 17h, em frente à agência do Santader, nas proximidades da Igreja Universal do Reino de Deus.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários, Marcos Henriques, além de continuar desrespeitando os trabalhadores sem apresentar nenhum tipo de proposta, os bancos estão intensificando práticas abusivas para pressionar os bancários a desistir da luta. “Temos registros e flagrantes de funcionários sendo impedidos de entrar nas agências e sendo obrigados a ter que ficar aglomerados na garagem do banco, os funcionários não podem ser tratados dessa forma”, afirmou adiantando que outros protestos estão agendados para amanhã e quinta-feira (3).

Greve dos bancários na Paraíba

A adesão à paralisação por tempo indeterminado permanece forte desde o primeiro dia, com índice de 91,85%. A greve está mais forte nos bancos públicos (96,20%) do que na rede privada (85,71%). Da mesma forma, o movimento paredista é mais intenso na Capital (96,67%) do que no interior, onde a adesão é de 82,22%.

A greve nacional iniciou no dia 19 e já são 14 dias de paralisação. A decisão partiu de assembleia realizada no dia 12 de setembro, quando foi rejeitada a proposta de reajuste de 6,1% feita pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). A paralisação deve atingir cerca de 200 agências bancárias e 4 mil bancários em todo o estado.

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster