Crédito: Seeb Santa Rosa
Seeb Santa RosaSindicatos da Regional Missões entregaram documento a Tarso Genro

Os Sindicatos que integram a Regional Missões da Fetrafi-RS entregaram documento ao governador do Estado nesta quinta-feira, 17, solicitando que Tarso Genro sensibilize a direção do Banrisul para a retomada das negociações específicas com os banrisulenses. A entrega ocorreu em Santa Rosa, enquanto Tarso cumpria uma agenda local de compromissos.

Na correspondência, os sindicatos destacam que a proposta apresentada pelo Banrisul nas negociações específicas não atende as expectativas dos funcionários do banco, mantendo os trabalhadores na greve por tempo indeterminado. 

Confira na íntegra o documento entregue pelo diretor do Sindicato dos Bancários de Santa Rosa, Paulo Schmidt, ao governador Tarso Genro.

Excelentíssimo Senhor Tarso Genro 
Governador do Estado do Rio Grande do Sul.

Os Sindicatos de Bancários que compõem a Regional Missões apresentam a Vossa Excelência pedido para que oriente a Diretoria do Banco do Estado do Rio Grande do Sul ao retorno imediato ao diálogo com seus empregados. Os trabalhadores do Banrisul encontram-se em greve desde o dia 19 de setembro, primeiro em conjunto com todos os bancários e bancárias para a recomposição da Convenção Coletiva de Trabalho e para a constituição de seu Acordo Coletivo e Plano de Carreira.

Acordados os termos gerais da Convenção os bancos encaminharam suas propostas específicas, ampliando ou mantendo conquistas. Prova desta situação foi a aceitação por parte dos demais bancários das propostas de seus respectivos bancos, entretanto a proposta apresentada pelo Banrisul traz retrocessos em relação às condições específicas anteriores e não contempla questões essenciais do Plano de Carreira cuja discussão já se estende há vários anos. Apresentada a proposta o Banrisul se retira da mesa de negociações obrigando os trabalhadores a manter o movimento paredista.

O Senhor Governador, que labutou na esfera jurídica trabalhista, sabe que as relações de trabalho são pautadas pela negociação. É inerente ao mundo do trabalho que as partes mantenham a disposição permanente de negociar. Mais importante ainda que esta disposição esteja presente quando parte envolvida neste processo seja o Estado, a quem cabe servir de orientador nas relações sociais.

Desta forma, Senhor Governador, requisitamos sua intervenção junto a Direção do Banrisul para que as negociações sejam imediatamente retomadas e que o propósito de acordo esteja presente, dando desfecho favorável ao acordo e permitindo que as partes voltem às condições de normalidade.

Entendendo que boas relações de trabalho e remuneração são princípios que norteiam seu governo, subscrevem este documento.

Sindicato dos Bancários de Cruz Alta;
Sindicato dos Bancários de Frederico Westphalen;
Sindicato dos Bancários de Horizontina; 
Sindicato dos Bancários de Ijuí;
Sindicato dos Bancários de Santiago; 
Sindicato dos Bancários de São Borja;
Sindicato dos Bancários de São Luiz Gonzaga;
Sindicato dos Bancários de Santa Rosa;
Sindicato dos Bancários de Santo Ângelo.



Fonte: Fetrafi-RS

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster