Bancários entregam pauta específica de reivindicações ao BRB

Crédito: Seeb Brasília
Seeb Brasília

Entidades sindicais aguardam início das negociações com o BRB

A Contraf-CUT, o Sindicato dos Bancários de Brasília e a Fetec-CUT/Centro Norte entregaram, na quarta-feira (7), as pautas geral e específica ao presidente do Banco Regional de Brasília (BRB), Paulo Evangelista, ao vice-presidente de Finanças e de Pessoas, Francisco Duda, e ao diretor de Pessoas, Jorge Alves.

A pauta de reivindicações geral da categoria foi definida durante a 15ª Conferência Nacional dos Bancários, ocorrida dias 19, 20 e 21 de julho, em São Paulo. Já a pauta específica do BRB foi deliberada no Seminário dos Delegados Sindicais do BRB, realizado dia 2 de agosto, em Brasília.

A campanha é nacional, com mesa única com Fenaban, articulada com mesas específicas por banco, razão pela qual foram entregues as duas pautas ao BRB.

Na ocasião, as entidades cobraram do banco um posicionamento quanto a, no mínimo, acatar o definido em mesa com a Fenaban. O banco respondeu que, assim como em outros anos, fará esforço em pelo menos seguir a Fenaban.

Porém, não teria como dar uma resposta conclusiva sobre a reivindicação, pois precisa, além de ver os números que sairão daquela mesa, ouvir o Conselho de Administração (Consad) do banco.

Os dirigentes sindicais aproveitaram para reiterar uma reivindicação constante na pauta específica: garantia de presença de um funcionário de carreira, escolhido pelos demais funcionários do BRB, para compor o Consad, como mecanismo de aprimoramento da governança do banco.

Calendário

Após a entrega das pautas, os representantes dos trabalhadores aguardam a definição de um calendário para encaminhar as negociações com o banco visando a construção do acordo coletivo para o período 2013/2014.

Na entrega da pauta, representaram o Sindicato os dirigentes e funcionários do BRB, Antonio Eustáquio, Cida Sousa e Cristiano Severo. Pela Contraf-CUT, participou a dirigente Fabiana Uehara e pela Fetec-CUT/CN o também funcionário do BRB, André Nepomuceno.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb Brasília

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster