Na manhã desta sexta-feira (11), bancárias e bancários fizeram um ato público na Agência Cabo Branco, no centro de João Pessoa – PB, contra a reestruturação da Caixa Econômica Federal. Utilizando carro de som, faixas, cartazes e distribuindo panfletos com clientes e usuários do banco público, a categoria denunciou a forma como está acontecendo a reestruturação na Caixa, sem planejamento e sem respeito aos clientes e empregados, uma vez que institui programas de demissão voluntária, sem contratação de mais funcionários.
O ato mobilizou empregados e empregadas da Caixa a aderirem ao tuitaço, para denunciar os ataques à Caixa e seus empregados através das redes sociais, enquanto presencialmente, sob a coordenação do Sindicato dos Bancários da Paraíba, informavam a sociedade sobre esse descaso que também afeta clientes e usuários dos serviços da instituição financeira.
“É preciso que o povo, que é o verdadeiro dono da Caixa Econômica, entenda que essas mudanças, ditas estruturais para diminuir as despesas, não passam de artifícios engendrados por Paulo Guedes e Jair Bolsonaro para denegrir a imagem da instituição e facilitar o processo de privatização. É preciso que a sociedade saiba que a Caixa tem um déficit de mais de 19 mil trabalhadores e que o governo não autoriza a contratação de funcionários aprovados em concursos públicos e ainda promove programas de demissões voluntárias. E, como não contrata os aprovados em concursos já realizados, o trabalho se acumula, os empregados adoecem e as filas são cada vez maiores, enquanto o presidente Pedro Guimarães vive viajando de avião pra cima e pra baixo, cuidando de interesses que com certeza não são para melhorar o atendimento aos verdadeiros donos da Caixa. A nossa luta continua pela manutenção da Caixa 100% pública, contratando os concursados, aliviando a sobrecarga dos nossos companheiros e prestando um atendimento digno à população”, concluiu Lindonjhonson Almeida.
Veja os atos presenciais e manifestações virtuais pelo país.
Fonte: Seeb-PB