Nesta quinta-feira, 27 de junho, a partir das 9h, o Sindicato dos Bancários da Paraíba vai realizar um ato público em frente ao Condomínio do Banco do Brasil na Praça 1817 e fazer o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2024 em João Pessoa.
Usando faixa, carro de som, trio de forró pé-de-serra, vamos mobilizar a categoria bancária para a renovação da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e dos Acordos Coletivos de Trabalho específicos.
Com o tema #ASUALUTANOSCONECTA, bancárias e bancários estão em campanha por emprego, saúde mental, participação nos lucros e resultados (PLR), aumento real, manutenção dos direitos, diversidade, inclusão, fim das metas abusivas, do assédio moral e sexual, dentre outros itens da pauta de reivindicações da categoria, aprovada na 26ª Conferência Nacional dos Bancários, dia 9 de junho, em São Paulo – SP.
“A categoria bancária tem se desdobrado, muitas vezes em situações adversas, para cumprir metas abusivas e proporcionar os altíssimos lucros dos bancos públicos e privados. Agora, é a nossa vez de sermos compensados por todo o esforço e empenho, uma vez que os bancos têm condições para atender às nossas reivindicações. O número de funcionários vem diminuindo, o número de contas está aumentando, o atendimento ao público está sendo precarizado e bancárias e bancários submetidos à sobrecarga de trabalho estão adoecendo. Nesta quarta-feira (26) houve a primeira rodada de negociação do Comando Nacional dos Bancários com representantes da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) para debater sobre ‘emprego’. O comando mostrou que de 2012 a 2022, a categoria bancária encolheu 16% enquanto as demais categorias do ramo financeiro aumentaram em 72% os postos de trabalho. Não houve nenhum avanço nas negociações. Como sempre, a queda de braços com os banqueiros é difícil e muito desigual, mas apostamos na mobilização da categoria e vamos à luta. Só a luta nos garante!”, disse o presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida, que faz parte do Comando Nacional dos Bancários.