Na manhã desta quinta-feira (27), em frente ao Condomínio do Banco do Brasil na Praça 1817, o Sindicato dos Bancários da Paraíba fez o lançamento da Campanha Nacional dos Bancários 2024 em João Pessoa. Embalado pelo momento junino, o evento contou com faixas, serviço de som e o forró-pé-de-serra animado de Damião Moreno e seu trio.
Com o tema #ASUALUTANOSCONECTA, bancárias e bancários estão em campanha por emprego, saúde mental, participação nos lucros e resultados (PLR), aumento real, manutenção dos direitos, diversidade, inclusão, fim das metas abusivas, do assédio moral e sexual, dentre outros itens da pauta de reivindicações da categoria, aprovada na 26ª Conferência Nacional dos Bancários, dia 9 de junho, em São Paulo – SP.
O presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida abriu o ato público esclarecendo a sociedade sobre os objetivos do lançamento da campanha que vai além dos interesses corporativos da categoria profissional.
“Estamos mais uma vez aqui na porta do Banco do Brasil para mobilizar bancárias e bancários para participarem efetivamente do embate com os banqueiros na Campanha Nacional 2024 e apresentar à sociedade pessoense e paraibana os eixos da campanha que contempla itens de interesse do povo, como a luta em defesa da democracia, por juros baixos que favoreçam o desenvolvimento da economia, contra o fechamento de agências e as demissões que prejudicam o atendimento presencial, principalmente nas pequenas cidades do interior que correm o risco de ficar sem os serviços bancários. E não esquecemos de mostrar a importância de participarmos ativamente nas eleições municipais deste ano, escolhendo candidatas e candidatos comprometidos com a casse trabalhadora e com os interesses da população, principalmente as pessoas menos favorecidas”, esclareceu Lindonjhonson Almeida.
No dia 18, a representação dos bancários fez a entrega da minuta de reivindicações da categoria à Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) e no dia 26 aconteceu a primeira reunião de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, mas sem avanços.
Entre os principais pontos da minuta de reivindicações dos bancários estão: o reajuste com inflação mais aumento real de 5% (INPC na data-base); valorização do VA e VR; manutenção dos empregos; igualdade salarial entre homens e mulheres; jornada de 4 dias; fim das metas abusivas; defesa dos bancos públicos; uso da tecnologia em benefício também dos trabalhadores; e regulamentação do sistema financeiro.
Eixos da campanha
Os nove eixos da minuta de reivindicações aprovados pela categoria são:
- Aumento real de 5% (inflação + 5%), PLR maior e ampliação de direitos
- Fim do assédio e dos instrumentos adoecedores na cobrança de metas
- Representação de todos os trabalhadores do ramo financeiro
- Defesa dos empregos, considerando os avanços tecnológicos no trabalho bancário
- Redução da taxa de juros para induzir o crescimento econômico e geração de emprego e renda
- Reforma tributária: tributar os super ricos e ampliar a isenção do IR na PLR
- Fortalecimento das entidades sindicais e da negociação coletiva
- Ampliação da sindicalização
- Fortalecimento do debate sobre a importância das eleições de 2024 para a classe trabalhadora na defesa de seus direitos e da democracia: eleger candidatos e candidatas que tenham compromisso com as pautas dos trabalhadores
Calendário das próximas reuniões
Julho
2/07 – Cláusulas sociais
11/07 – Igualdade de oportunidades
18 e 26/07 – Saúde e condições de trabalho: incluindo discussões sobre pessoas com deficiência (PCDs), neurodivergentes e combate aos programas de metas abusivas
Agosto
6 e 13/08 – Cláusulas econômicas
20/08 – Em definição
27/08 – Em definição
Veja as fotos do lançamento da campanha clicando Aqui!