Crédito: Seec Pernambuco

Seec PernambucoA Campanha Nacional dos Bancários 2014 ganhou as ruas do Recife nesta quarta-feira, dia 13. O lançamento oficial, promovido pelo Sindicato dos Bancários de Pernambuco, agitou as agências da avenida Conde da Boa Vista, um dos principais corredores bancários da capital pernambucana. 

A concentração começou por volta das 9h, em frente à agência Veneza do Santander. Ao todo, foram visitadas sete das principais agências da avenida. Os diretores do Sindicato falaram sobre os problemas enfrentados pelos trabalhadores do sistema financeiro e convidaram a população a apoiar a luta dos bancários e a denunciar os abusos praticados pelos bancos.

O Grupo de Teatro dos Bancários, formado pelos atores Beto Filho, Itacy Henrique, Nadya Oliveira, Reinaldo Patrício e Raul Elius, apresentou esquetes que mostravam o cabo de guerra entre os banqueiros e os bancários, símbolo da Campanha deste ano. Nas encenações, os bancários venceram os banqueiros, com a ajuda da população. Transeuntes e clientes das agências também participaram da brincadeira.

Faixas, cartazes e folders explicaram para a população quais as principais reivindicações da categoria nesta Campanha Nacional. Ao final das manifestações, os diretores entraram nas agências, conversaram com bancários e clientes e distribuíram materiais para a mobilização.

De acordo com a presidenta Jaqueline Mello, a expectativa do Sindicato é que a Campanha deste ano seja difícil, mas possível de ser resolvida na mesa de negociação. “Nossa pauta é muito justa e os bancos têm condições de atendê-la. Assim como fizemos hoje, durante toda a Campanha, estaremos dentro das agências, dialogando com os bancários e com a população e incitando o debate sobre qual o sistema financeiro que queremos”.

“Estamos juntos, fortes e organizados para que nossa Campanha seja eficiente. Temos recebido várias declarações de apoio dos clientes à nossa causa”, completou secretária de Finanças do Sindicato, Suzineide Rodrigues.

Exemplo

Para a secretária de Finanças da CUT-PE, Lindinere Fereira, que representou a Central no ato, “a Campanha Nacional dos Bancários é um exemplo para demais entidades filiadas à CUT, pois a unidade fortalece a categoria”. 

Ela destacou ainda o papel dos bancários no ano eleitoral. “os banqueiros têm utilizado a estrutura do banco para influenciar as escolhas da população nas eleições. Os trabalhadores precisam fazer o contraponto e mostrar sua força de mobilização”.

Durante o ato, os diretores do Sindicato visitaram as agências do Santander, da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste, do HSBC, do Itaú, Bradesco e Banco do Brasil. 

Em respeito ao ex-governador de Pernambuco e candidato à presidência da República, Eduardo Campos, que morreu tragicamente no final da manhã desta quarta-feira, o Sindicato suspendeu a apresentação das esquetes nas duas últimas agências visitadas.


Fonte: Contraf-CUT com Seec Pernambuco

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster