Crédito: Seec Pernambuco
Seec Pernambuco Os bancários de Pernambuco deram um exemplo de solidariedade e desprendimento para os bancos e realizaram um protesto solidário na terça-feira, 1º de outubro. Os grevistas atenderam à convocação do Sindicato e compareceram em peso ao Hemope para uma doação de sangue coletiva.

Segundo a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, cerca de cem bancários participaram do protesto e doaram sangue. “Os bancários estão de parabéns e mostraram que não são apenas bons de luta, mas também são bons quando o assunto é solidariedade. Depois de treze dias de greve, fizemos este ato para doar sangue a quem realmente precisa, já que durante o ano todo damos nosso sangue para os bancos, que não merecem”, diz Jaqueline, destacando a presença dos bancários do interior no ato.

A empregada da Caixa, Itajacy Lira, da Gerência de Desenvolvimento Urbano (Gidur), rompeu o medo e veio de Caruaru para realizar sua primeira doação. “Eu sempre morri de medo de doar sangue, mas estou aqui pela nossa luta. Quando li a reportagem sobre esta manifestação solidária no site do Sindicato, achei a ideia muito interessante porque, além de protestar, podemos ajudar quem precisa. Então, criei coragem e vim para o Recife doar sangue”, contou Itajacy.

Outro bancário que veio do interior para para doar sangue é Carlos Alberto, que trabalha na agência da Caixa em Escada. “Já sou doador, mas fiz questão de vir aqui hoje para mostrar a força e a solidariedade dos bancários”, explicou.

O bancário do Santander, Luciano Oliveira, também é doador assíduo. “A doação é um ato de cidadania e de solidariedade. Gostei da ideia do Sindicato e fiz questão de participar para mostrar que os bancários são realmente sangue bom”, afirmou Luciano.

Sua colega do Santander, Kátia Cadena, acostumada a vestir a camisa do banco o ano inteiro, afirmou que agora é hora de doar sangue para quem realmente precisa. “Estou participando ativamente da greve e decidi engrossar este protesto solidário, doando sangue pela primeira vez”, contou.

Já o funcionário da agência Espinheiro do Banco do Brasil, Rodrigo Santos, destacou que, além de ajudar as pessoas que precisam, participou do ato também “para fortalecer a greve”.

Iniciativa importante

A diretora de Hemoterapia do Hemope, Elizabeth Vilar, elogiou a iniciativa dos bancários e destacou que “as doações coletivas de sangue, como esta organizada pelo Sindicato, são importantes, pois contribuem para o restabelecimento do estoque do hemocentro”.

Ela contou que o Hemope sempre tem dificuldades em manter o estoque de sangue e afirmou que mobilizações como a dos bancários são “sempre bem-vindas”.

Durante a doação coletiva de sangue dos bancários, o Sindicato dos Servidores do Hemope compareceu ao ato para apoiar e prestar solidariedade à greve que completou 13 dias.

Fonte: Contraf-CUT com Seec Pernambuco