Nesta quarta-feira (12), bancários e bancárias paralisaram as atividades de algumas agências e escritórios de negócios do Banco do Brasil em João Pessoa, até às 11h. A paralisação parcial foi um protesto contra o processo de reestruturação em curso no banco público e fez parte das atividades deste Dia Nacional de Mobilização.

Nas unidades do banco, diretores do Sindicato dos Bancários da Paraíba dialogaram com bancárias e bancários, ressaltando as ameaças decorrentes dessa reestruturação unilateral que causará prejuízos enormes não só aos trabalhadores, mas também à sociedade.

“Nós sabemos que essas reestruturações em curso no Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal na verdade são artifícios para desestruturar as instituições financeiras públicas e facilitar suas privatizações. E isso tudo é apenas uma parte do que enfrentaremos na campanha nacional deste ano, quando teremos de negociar todas as cláusulas da nossa Convenção Coletiva de Trabalho e precisaremos de muita unidade da categoria contra a frieza, mesquinhez e arrogância dos banqueiros. É por isso que temos que correr contra o tempo e fechar um acordo coletivo até o dia 31 de agosto, quando expira a nossa convenção coletiva e não temos mais a cláusula de ultratividade, que garantiria a manutenção das cláusulas até o fechamento de um novo acordo. Portanto, vamos nos mobilizar, fortalecer a unidade da categoria e enfrentar a luta pela manutenção dos nossos direitos em tempo hábil”, conclamou o presidente Lindonjhonson Almeida.

Nesta quinta-feira (13), no Dia Nacional de Luta contra a Reestruturação na Caixa Econômica Federal, os empregados irão usar preto e retardar a abertura do expediente ao público até às 11h, em protesto contra esse processo de desmantelamento da instituição financeira 100% pública.