Crédito: Seeb BH
Seeb BH
Debaixo do carpete havia um esgoto aberto com vazamento em um cano

Os bancários paralisaram, nesta quarta-feira (17), as atividades da agência Santa Efigênia do Itaú, em Belo Horizonte, após constatar que o local não oferecia condições de trabalho, já que os bancários estavam trabalhando com um esgoto aberto dentro da agência. A situação era tão grave que chegou a causar o adoecimento de funcionários e gerou reclamações dos próprios clientes.

Desde o dia 19 de agosto, quando visitou a agência, o Sindicato vinha cobrando do banco uma solução para o problema do mau cheiro. Em uma primeira resposta, o Itaú afirmou que o odor provinha do carpete da unidade de trabalho, que seria substituído. Porém, nesta quarta-feira, diretores do Sindicato constataram que o problema continuava mesmo após a troca do carpete e os bancários paralisaram as atividades da agência.

Com a presença do Sindicato, o banco enviou um profissional de engenharia até o local e foi constatado que, debaixo do carpete, havia um esgoto aberto com vazamento em um cano. O Itaú, então, se comprometeu a realizar as obras necessárias e o Sindicato permanecerá no local até que não haja mais riscos para a saúde de funcionários e clientes.

Para a funcionária do Itaú e diretora do Sindicato, Jacqueline Cardozo, a falta de respeito do banco chegou ao limite. “Encontramos os funcionários trabalhando em condições precárias e desumanas, convivendo com o mau cheiro do esgoto. O banco que lucrou quase R$ 10 bilhões no primeiro semestre de 2014 não dá sequer atenção à saúde de seus funcionários”, denunciou.

Já Valdênia Ferreira, que também é funcionária do banco e diretora do Sindicato, ressaltou que, ao acompanhar o trabalho do profissional de engenharia, percebeu que a rede de esgoto estava aberta, sem qualquer proteção ou lacre. “Identificamos funcionários que ficaram doentes em decorrência das más condições de trabalho a que foram submetidos pelo Itaú. O Sindicato manterá a agência fechada até que o banco solucione definitivamente o problema”, afirmou.

Fonte: Seeb BH

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster