Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os bancários marcharam junto com os movimentos sociais, a Central Única dos Trabalhadores da Paraíba (CUT-PB), o Levante Popular da Juventude e a Ordem dos Advogados do Brasil, na tarde desta quinta-feira (13) no Centro de João Pessoa, em defesa do plebiscito constituinte pela reforma política.
Nacionalmente, a manifestação em favor da Reforma Política conta com a participação de mais de 400 organizações sociais e aconteceu em diversas cidades do país como resultado de uma consulta popular que apela ao Congresso Nacional por mudanças no processo político.
No período de 1º a 7 de setembro, a consulta popular conseguiu mais de 7,7 milhões de votos a favor de uma constituinte exclusiva que teria por finalidade a promoção de mudanças no sistema político. Agora, as organizações sociais solicitam ao Congresso Nacional a convocação de um plebiscito oficial.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, as entidades representativas de todos os segmentos sociais e políticos tem o dever de esclarecer a sociedade sobre a necessidade de uma reforma política urgente.
“Os trabalhadores, as trabalhadoras, as minorias, os menos favorecidos, enfim, todos os segmentos da sociedade merecem ser bem representados politicamente. A consolidação da democracia exige a participação de todos, de forma igualitária, na composição das forças políticas. E cabe aos movimentos sociais, a exemplo dos sindicatos, a responsabilidade de promover a mobilização e fazer os devidos esclarecimentos. Essa caminhada foi o primeiro passo neste sentido”, concluiu o líder sindical.