Getting your Trinity Audio player ready...
|
Crédito: Seeb Porto AlegreMobilização contra extinção da Gecex na capital gaúcha
Os funcionários da Gecex (Gerência de Comercio Exterior), de Porto Alegre, paralisaram suas atividades por uma hora em protesto contra a reestruturação do setor nesta segunda (10). No começo de novembro, os trabalhadores receberam a notícia de encerramento de suas atividades na capital gaúcha a partir da centralização dos serviços no Sul do Brasil, em Curitiba.
O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Fetrafi-RS reivindicam a suspensão imediata da reestruturação da Gecex, de forma que não haja prejuízos à sociedade e aos funcionários do BB. Um ofício foi enviado no dia 30 de outubro pela Contraf-CUT para a direção do banco, mas ainda não foi respondido.
Na manifestação, que ocorreu entre às 15h e às 16h em frente à unidade, os funcionários chamaram a atenção para a importância da Gecex para empresas que atuam na área do comércio exterior em Porto Alegre e no Rio Grande do Sul. Certamente, elas terão o acesso aos serviços dificultados a partir da reestruturação.
Para a funcionária do Banco do Brasil e diretora da Fetrafi-RS, Luiza Bezerra, o procedimento traz prejuízos para a sociedade, o banco e os próprios funcionários, que possuem amplo conhecimento específico dessa área. “Com a reestruturação, esses trabalhadores terão duas opções: ir para uma agência, onde não poderão utilizar este conhecimento acumulado, ou então seguir trabalhando na área, porém em Curitiba, o que afetará a sua vida e a de toda a família”, analisa.
Já o diretor de Formação do SindBancários e representante do RS na Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, Júlio Vivian, a falta de diálogo, por parte da direção do banco, desrespeita o esforço dos funcionários, que buscaram, durante anos, se qualificar para melhor atender a área de comércio internacional do BB.
“Eles estão preocupados com a situação de suas famílias e da própria sociedade. A Gecex Porto Alegre faz um trabalho que é considerado modelo para o País, tendo ganho vários prêmios de eficiência e excelência. Com a centralização dos serviços em Curitiba, as empresas de Porto Alegre terão dificuldades em usufruí-los”, complementa Júlio.
Além de Porto Alegre, atos semelhantes aconteceram em todas cidades onde as Gecex serão atingidas pela reestruturação do BB.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb Porto Alegre