Nesta segunda-feira (26), bancárias e bancários retardaram a abertura do expediente ao público em João Pessoa – PB até o meio-dia, no dia nacional de mobilização em protesto contra o desrespeito dos bancos, que vêm empurrando as negociações com a barriga desde a entrega da minuta de reivindicações dos bancários, em 18 de julho. A atividade foi coordenada pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba.
Desrespeito – Durante a 9ª rodada de negociações entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na quarta-feira (21), os bancos apresentaram uma proposta vergonhosa de reajuste salarial de 85% do INPC, que resultaria em perda de 0,57% na remuneração das bancárias e bancários e colocaria o reajuste da categoria entre os piores reajustes do ano, no universo de 8.810 feitos em 2024.
“Nós não aceitamos esse desrespeito com quem se beneficia com o nosso trabalho para gerar fabulosos lucros, inclusive nos submetendo às pressões e ao assédio para o cumprimento de metas absurdas e abusivas. Nós somos a categoria profissional campeã de afastamento do trabalho para tratamento de doenças ocupacionais, principalmente os distúrbios mentais. Se os bancos não se reposicionarem nós vamos lutar até as últimas consequências, inclusive deflagrando a greve, que é a nossa única arma para se contrapor à ganância que mata. O recado foi dado… Se tem lucro, tem que ter valorização!”, avisou o presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida.