Nesta quarta-feira (15), os bancários fizeram um protesto contra a desativação dos caixas do Banco Santander na Paraíba, na Agência da Epitácio Pessoa, onde funciona a Superintendência do Banco, e na Agência do Espaço Cultural. Nesta quinta-feira, também haverá uma paralisação parcial até o meio dia, logo depois será aberto o expediente ao público.
Apesar de ter obtido um lucro liquido de R$ 6,624 bilhões em 2015, o Santander somente nos três primeiros meses deste ano, lucrou R$ 1,660 bilhões. Em contrapartida, o Banco vem acabando com o atendimento presencial nos caixas das agências. Ou seja, em busca do lucro cada vez maior, o Santander vai eliminando caixas, demitindo funcionários e tirando o povo de suas agências.
Em João Pessoa, já foram extintos o atendimento presencial nos caixas da Agência situada no Campus I, da Universidade Federal da Paraíba, e na Agência Mangabeira.
A Agência Espaço Cultural será a próxima a suspender o atendimento presencial nos caixas, caso a população não reaja a essas medidas discriminatórias.
Como forma de barrar o fechamento das agências, o Sindicato dos Bancários da Paraíba, juntamente com a comunidade está coletando assinaturas por meio de um abaixo-assinado.