Nesta quinta-feira (8), O Sindicato dos Bancários da Paraíba vai fazer um ato público em frente ao Condomínio do Banco do Brasil na Praça 1817, João Pessoa-PB, com concentração a partir das 9h, em protesto contra a extinção da função de caixa e o não pagamento da gratificação aos escriturários que exercem a mesma função e retardar em uma hora o atendimento ao público.

No início de 2021, o Banco do Brasil anunciou uma reestruturação que incluía o fechamento de agências, redução de postos de trabalho, extinção da função de caixa e o fim da gratificação para os escriturários que desempenhavam essa função. O movimento sindical tentou negociar com o banco, mas, após esgotar todas as tentativas de diálogo, recorreu à mediação do Ministério Público do Trabalho e, posteriormente, à Justiça.

Em fevereiro do mesmo ano, a Justiça do Trabalho concedeu a liminar solicitada pela Contraf-CUT e manteve o direito dos caixas. O banco tentou cassar a liminar, mas o TST negou. Em novembro de 2023 foi realizada uma audiência de conciliação mas não houve acordo, devido a proposta rebaixada do BB.

Em audiência realizada no dia 03/07/2024, o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) em Brasília cassou por unanimidade a liminar que mantinha o pagamento da gratificação dos caixas do Banco do Brasil.

E, mesmo o Banco do Brasil se comprometendo, em 12 de julho, a não mexer na gratificação dos caixas durante a Campanha Nacional 2024 e a negociar a pauta durante o período, os caixas se sentem ameaçados e vão pressionar por um desfecho favorável aos funcionários e à população.

O Banco do Brasil é público, tem obtido lucros altíssimos, tem uma função social e deveria dar o bom exemplo, pois o país não está preparado para oferecer apenas atendimento bancário virtual. A tecnologia deve ser aplicada para melhorar a vida de todos e não apenas para aumentar o lucro dos bancos, privando o povo do atendimento presencial “na boca do caixa”.

SEM CAIXAS NÃO HÁ ATENDIMENTO AO PÚBLICO!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *