São Paulo – Os bancários da Nossa Caixa já podem ser oficialmente incorporados pelo Banco do Brasil. O Diário Oficial da União publicou na quarta, dia 3, portaria do Ministério do Planejamento que autoriza o BB a absorver os trabalhadores da instituição paulista.

No final do ano passado, os bancários da Nossa Caixa conquistaram, depois de muita luta, a garantia da manutenção dos empregos e direitos durante todo o processo de fusão com o Banco do Brasil. Segundo a portaria, o BB está autorizado a aumentar seu quadro de 94.491 para 111.313 empregados, o que representa a incorporação de 16.822 vagas, equivalente ao número de bancários da instituição paulista.

"Essa autorização do governo confirma nossa conquista e dá mais tranqüilidade aos bancários da Nossa Caixa durante a fusão. Agora o BB está oficialmente autorizado a incorporar todos os funcionários da Nossa Caixa, numa decisão extremamente positiva", comenta Raquel Kacelnikas, diretora do Sindicato dos Bancários de São Paulo.

A dirigente explica que as empresas estatais trabalham com um limite de dotação de funcionários autorizado pelo governo federal e controlado pelo Departamento de Coordenação e Controle das Empresas Estatais (Dest), que é o órgão responsável pelo acompanhamento administrativo e econômico-financeiro das empresas estatais.

"Agora, cabe ao Banco do Brasil a execução dos atos administrativos que garantirão a incorporação dos empregados da Nossa Caixa. Vamos acompanhar de perto e organizadamente", diz Raquel.

Fonte: Seeb/SP, com agência Brasil