Depois de um ano, o Banco do Brasil voltou a ser a instituição financeira com maior número de reclamações por falha na prestação de serviços, mostra ranking relativo ao mês de setembro divulgado ontem, pelo Banco Central. No grupo de instituições com mais de um milhão de clientes, ele desbancou o Santander, que ocupou a primeira posição nos sete meses anteriores.

Em setembro, a instituição oficial registrou um índice de 1,65. Esse número reflete a quantidade de reclamações procedentes em relação ao número de clientes. Tecnicamente, o banco ficou empatado com a instituição espanhola, que atingiu a marca de 1,64 ponto. Em agosto, o BB tinha “nota” de 1,18 e o Santander de 1,81. A última vez que o Banco do Brasil esteve à frente da lista foi em outubro do ano passado, com índice de 0,94.

O BB atribuiu o aumento das queixas a motivos excepcionais causados por um pico de reclamações relacionadas a adaptações em procedimentos de portabilidade de crédito. “Como esses processos já foram revistos e ajustados, a expectativa do BB é que o ranking de outubro apresente uma substancial redução no número de reclamações”, argumentou o banco por meio de sua assessoria de imprensa.

De acordo com o BC, foram contabilizadas 585 reclamações contra o banco em setembro, das quais 95 por cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados, 94 por débitos não autorizados em conta e 73 por restrição à portabilidade no caso de crédito consignado.

Para fazer a pesquisa, o BC considerou que 2.283 queixas contra as instituições foram procedentes em setembro. Em agosto, o total de reclamações levadas em conta foi de 2.195 e, no mês anterior, de 2.335. Os números se referem apenas ao descumprimento de normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do BC.

Críticas

Das críticas fundamentadas no mês passado, além das 585 contra o Banco do Brasil, 382 foram contra o Santander. Também estão na lista dos cinco mais reclamados os conglomerados formados pelo HSBC, que teve índice de 1,29 em setembro; o do Itaú, com nota de 1,22; e o do Banrisul, com 0,77.

Considerando as demais críticas fora das regulamentações, as cinco instituições mais citadas receberam um total de 5.512 queixas em setembro, segundo o BC.

Os principais motivos que levaram os clientes a reclamarem das instituições em setembro foram os mesmos registrados em agosto: débitos não autorizados (343), prestação do serviço conta salário de forma irregular (252), esclarecimentos incompletos ou incorretos a respeito da circular 3.289, que trata justamente do Sistema de Registro de Denúncias, Reclamações e Pedidos de Informações (214), e cobrança irregular de tarifas por serviços não contratados (191).

No ranking de instituições com menos de 1 milhão de clientes, as primeiras posições ficaram com Société Générale, Bonsucesso, BMG, J. Malucelli e Banco Daycoval.

Entre as administradoras de consórcio lideram o ranking Realiza, Panamericano, Convef, Remaza e HSBC Brasil.

Fonte: Agência Estado