O BB só passou a conceder financiamento imobiliário dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) no segundo semestre de 2008 e agora trabalha para desenvolver produtos no setor, segundo o diretor de Empréstimos e Financiamentos do BB, Nilson Martiniano. A carteira de crédito imobiliário do BB era de R$ 1,6 bilhão ao final de 2009. A expectativa é que chegue a R$ 3,6 bilhões até dezembro.
Um dos primeiros produtos a serem lançados deve ser o empréstimo que tenha um imóvel como garantia. Não há data para o lançamento dessa linha, mas operacionalmente o produto está pronto. A modalidade é chamada de "home equity" e se assemelha a uma hipoteca. Nesse modelo, os bancos concedem empréstimos conforme o valor do imóvel. Em geral, as concessões são de 50% do valor do bem.
O BB também se prepara para conceder financiamento à construção para pessoas físicas. O banco irá aproveitar a experiência da Nossa Caixa, que já oferece essa modalidade. O banco paulista foi comprado pelo BB em 2008.
O BB estuda produtos voltados às pessoas jurídicas, no âmbito do "Minha Casa, Minha Vida". O período de produção das unidades habitacionais construídas para o programa fica entre dez e 12 meses ante média do mercado de 24 meses. Esse prazo menor requer logística de concessão e gerenciamento de crédito diferenciado, disse Martiniano.
Fonte: Jornal da Tarde