SÃO PAULO – Diante dos avanços da tecnologia, os bancos brasileiros passaram a olhar com atenção os canais disponibilizados para os serviços ofertados por eles mesmos aos clientes.

A internet móvel foi determinante para que instituições como o BB (Banco do Brasil), Itaú Unibanco e Bradesco se inserissem nos sistemas do iPhone, Blackberry, Android e do iPad, este último ainda recém-chegado no País.

Mobilidade

Nesta última semana o BB reforçou a sua capacidade tecnológica com o lançamento das novas versões do Gerenciador Financeiro e do Autoatendimento Setor Público para os aparelhos iPhone e iPod Touch.

Basicamente, o GF é o principal canal de autoatendimento dos clientes pessoa jurídica do BB, pelo qual podem ser realizadas mais de 400 transações, tanto pelo celular como pela web.

O aplicativo é instalado gratuitamente por meio da "App Store" (loja virtual da fabricante Apple) e o acesso ocorre por meio de qualquer operadora de telefonia móvel do país (via tecnologia 3G) ou por uma rede de internet sem fio (Wi-Fi).

De acordo com o Banco, inicialmente estão disponíveis as 15 transações mais utilizadas pelos usuários (representando 90% das operações realizadas pelos canais), entre consultas e transações financeiras.

Fortalecimento

A contingência de usuários nos aplicativos oferecidos pelo Itaú Unibanco fez com que mais de 200 mil downloads dos aplicativos da instituição para o celular tenham sido feitos.

Os números divulgados colocam o sistema para iPhone, com 160 mil downloads, o campeão das buscas. Em seguida aparecem o iPad, com 37 mil, para o Android, com 22 mil e para o BlackBerry, com 7 mil.

O banco também designou suas ofertas ao iPad, o tablet da Apple. O aplicativo permite ao cliente localizar agências, caixas eletrônicos e dispensadores de cheque mais próximos, além de atalho com os principais indicadores de mercado e também os canais de atendimento do Itaú 30 Horas.

Para baixar o aplicativo, que é gratuito, basta acessar a loja de aplicativos da Apple (App Store) e fazer o download. Segundo a instituição, o aparelho incorpora ainda as mesmas funções disponibilizadas para os usuários do iPhone.

Ofertas

Alinhado aos serviços móveis da concorrência, o Bradesco oferece a seus clientes aplicativos direcionados aos sistemas para o iPhone, iPad, Android e Windows Phone.

No iPhone estão integrados aplicativos como a localização por GPS de agências e máquinas de autoatendimento, localização de imóveis por GPS com simulação de crédito imobiliário, entre jogos e serviços personalizados.

Quanto ao iPad, os usuários também contam com o serviço de localização de imóveis por GPS, com simulação de crédito imobiliário, utilitários do Bradesco Prime e do Bradesco Universitários, com localização de agências e acesso a todos os serviços do Bradesco Internet Banking.

De acordo com a instituição, os aplicativos para iPhone e também iPad estão disponíveis na Apple Store, loja oficial da empresa norte-americana.

 
Fonte:  InfoMoney