Assim que assinou a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e os Acordos Coletivos de Trabalho (ACTs) dos bancos públicos, a Contraf-CUT solicitou dos bancos a antecipação do pagamento da PLR.

Antecipação

De acordo com as regras da CCT e das ACTs, os bancos têm até o dia 30 de setembro para efetuar o pagamento da PLR e do abono salarial. Mas, atendendo ao pedido da Contraf-CUT, o Banco do Brasil já pagou a PLR do primeiro semestre de 2020 nesta sexta-feira (11). Na segunda-feira (14), a Caixa Econômica Federal vai pagar a PLR (50%) e o abono salarial. O Itaú vai pagar o Programa Complementar de Resultados (PCR) e a PLR dia 21 e o abono salarial no dia 25.

Devolução da Mensalidade Sindical

Na data-base da categoria profissional, 1º de setembro, o Sindicato dos Bancários da Paraíba enviou ofício aos bancos que atuam na sua jurisdição e solicitou a suspensão do desconto da mensalidade sindical referente ao mês de setembro de 2020, d@s bancári@s filiad@s à entidade.

A devolução da mensalidade sindical foi deliberada em reunião de diretoria, uma vez que a entidade já vai receber a taxa negocial pactuada na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

“É muito justo que o Sindicato devolva a mensalidade de setembro deste ano e em setembro de 2021 a tod@s @s associad@s, pois estiveram  conosco nessa luta desigual com os bancos, participando de todos os eventos virtuais na mobilização que fortaleceu o Comando Nacional nas mesas de negociação com a Fenaban e com a representação dos bancos públicos. Assim como fizemos em anos anteriores, oficiamos aos bancos em tempo hábil e esperamos que a suspensão do desconto em folha de pagamento seja efetivado. Caso contrário, creditaremos os respectivos valores a quem de direito. E aproveitamos a oportunidade para dizer a cada bancária e a cada bancário que estamos na luta com vocês”, concluiu Lindonjhonson Almeida, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba.

Veja mais:

Fonte: Seeb – PB, com Contraf-CUT e Fanae