Na manhã desta sexta-feira (18), o Sindicato dos Bancários da Paraíba se reuniu com o Procon Estadual para denunciar o descumprimento, pelos bancos, da Lei Municipal nº 14.030/2020, quanto à testagem da categoria em João Pessoa para a Covid-19 e a prática de assédio moral contra bancárias e bancários em atendimento presencial. A superintendente do Procon, Késsia Cavalcanti, e a procuradora do órgão, Juliana Benevides, receberam as denúncias do presidente do Sindicato, Lindonjhonson Almeida, que estava acompanhado pelo secretário de assuntos jurídicos, Robson Luís, e pelo vereador Marcos Henriques, autor da propositura da lei e membro da diretoria do Sintrafi-PB.
Pelo contido na lei, os bancos que atuam na capital paraibana são obrigados a testar seus funcionários para a Covid-19, para identificar possíveis infectados assintomáticos e evitar a disseminação do coronavírus para os colegas de trabalho, familiares e os consumidores de serviços bancários que precisam de atendimento presencial, público este constituído em sua maioria por pessoas idosas, que têm dificuldade de utilizar os meios digitais de autoatendimento.
“Apesar da periodicidade dos testes na categoria bancária não estar especificada na Lei Municipal, a mesma foi debatida, aprovada e sancionada no contexto da pandemia de covid-19, com o objetivo de identificar e isolar infectados assintomáticos que possam, inconscientemente, transmitir o vírus para o grande público. Por isso a periodicidade máxima para os testes deve ser a cada 15 dias. Essa é a intenção e a razão de existir dessa Lei”, afirmou Robson Luís.
Os sindicalistas também denunciaram o Banco do Brasil por cobrar dos caixas executivos metas de vendas de produtos e serviços, inclusive os deslocando para a atividade de telemarketing. Essas atividades extras tornam o atendimento mais lentos, aumentando as filas e a irritação de clientes e usuários que assediam moralmente os bancários que os atendem.
“Ao final da reunião, solicitamos do Procon a fiscalização da aplicação da Lei 14.030 e sugerimos que a testagem seja quinzenal. Pedimos também fiscalização da aplicação da Lei que combate o assédio moral aos funcionários em atendimento bancário. Por fim, sugerimos a formatação de uma parceria com o Procon Estadual para produção de uma cartilha a ser distribuída com os consumidores de serviços bancários, orientando-os a usarem os canais próprios de denúncia, em vez de agredir quem os atende nas agências”, concluiu Lindonjhonson Almeida, presidente do Sintrafi-PB.
Fonte: Seeb – PB