O lucro líquido dos nove bancos registrou queda de 42,3% no acumulado entre janeiro e setembro Os bancos médios ainda não se recuperaram totalmente do baque sofrido com a crise.
Com a forte retração das operações de crédito, o lucro líquido dos nove bancos que divulgaram balanço atingiu R$ 767 milhões, com queda de 42,3% no acumulado entre janeiro e setembro em relação ao mesmo período de 2008. A queda do lucro foi bem menor, de 3,6%, do segundo para o terceiro trimestre.
A recuperação total da rentabilidade, que recuou de 25% para 10%, deve demorar para ocorrer. Com a retomada dos empréstimos, os bancos precisam constituir provisões para os novos contratos, o que deve comprometer parte dos lucros nos trimestres seguintes. "Este é o momento de retomada da carteira, mas não da receita", diz Sergio Lulia, vice-presidente do Banco ABC Brasil.
O desafio agora será recuperar espaço em um cenário bem mais competitivo, com juros em queda e captações ainda a preços elevados. Uma resposta foi o aumento da especialização das operações. O retorno aos nichos de mercado garante melhores retornos.
Fonte: Fernando Travaglini – Valor Econômico