Quarenta e três denúncias por dia. Essa foi a média de reclamações registradas no ano passado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cuiabá referente ao não cumprimento da lei da fila. No primeiro semestre de 2009 foram contabilizadas 113 denúncias contra bancos. A demora nesse atendimento é um reflexo das políticas adotadas pelas instituições financeiras que reduzem indiscriminadamente seu quadro de funcionários e os desvalorizam com metas abusivas, jornada excessiva de trabalho.

"A deficiência no atendimento é conseqüência da precarização das condições de trabalho dos bancários, que tem trabalhado em situações extremas. Em que estão desestimulados devido a baixa remuneração e pressionados por causa do cumprimento de metas", explica do presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva. "Os bancos precisam contratar mais bancários e aumentar o número de agências para atender a população. A Lei das Filas tem dois principais objetivos: dignidade no atendimento e melhores condições de trabalho, com a contratação de mais bancários. Sem contratação é impossível cumprir a lei", completa.

A Lei 4069/01 determina que um cliente não pode esperar mais de 20 minutos para ser atendido na primeira quinzena do mês, sendo que esse tempo cai para 15 minutos na segunda quinzena do mês. A diferença nesse período de espera deve-se ao fluxo de atendimento, que é menor do dia 15 ao final do mês. A pessoa que se sentir lesada devido a demora no atendimento deve procurar a Secretaria Municipal de Meio Ambiente em posse de um comprovante do tempo de permanência na agência (que é entregue ao cliente pelo banco) e seus documentos pessoais.

Em março de 2009, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso determinou que o Banco do Brasil do município de Pontes e Lacerda cumpra a lei da fila. Caso haja o descumprimento da sentença, a empresa terá que pagar uma multa diária de R$ 10 mil. Com a manutenção da decisão, o BB deverá disponibilizar mais caixas bancários, abastecimento dos caixas eletrônicos com dinheiro suficiente à demanda, distribuição de senhas numéricas, alocação de caixa exclusivo para idosos, gestantes e deficientes, bem como escala de trabalho dos funcionários da agência em local visível.

Fonte: Seeb-MT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster