HSBC e Santander lideram lista de reclamações de clientes no BC em 2008
O Banco Central divulgou a lista de dezembro dos bancos com maior número de reclamações por parte dos clientes referentes a problemas no atendimento. O primeiro colocado foi o banco IBI. O grande campeão das reclamações em 2008, o HSBC, aparece em segundo lugar no mês, banco que alcançou a “proeza” de figurar no ranking dos cinco mais reclamados em dez meses de 2008, e nada menos que nove vezes em primeiro lugar. A lista de dezembro prossegue com Nossa Caixa em terceiro, Santander em quarto e Real em quinto.

Quando analisadas as reclamações feitas durante todo ano, o Santander também se destaca negativamente. O banco espanhol apareceu na lista em dez meses, muitas vezes em segundo lugar entre os mais reclamados. O Real, com nove aparições, o Unibanco, com oito e o Bradesco, lembrado sete vezes, completam a lista dos grandes destaques negativos.

“O fato de o Santander e do HSBC serem os bancos que mais demitiram em janeiro e ao mesmo tempo serem os mais reclamados não deixam duvidas quanto ao fato de que a falta de funcionários é o grande causador de insatisfação dos clientes. Os bancos enxugam sua estrutura de forma criminosa, sobrecarregando seus funcionários e causando problemas para os clientes e adoecimento para os bancários, por conta do excesso de serviço e do estresse”, afirma o presidente do Sindicato, Luiz Cláudio Marcolino, lembrando que o HSBC demitiu 100 bancários em Curitiba no final do ano passado e o Santander dispensou 400 funcionários em concentrações neste mês.

Fonte: SEEB – SP / Danilo Pretti Di Giorgi

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster