Lei Municipal nº 14.030, propositura do vereador Marcos Henriques, sancionada no dia 4 de setembro, prioriza trabalhadores do setor bancário como prioritários para testagem para Covid-19 e prevenção à H1N1 – Mal acabou a campanha nacional e o Sindicato dos Bancários da Paraíba já está em campo, cobrando dos bancos a aplicação da Lei nº 14.030/2020, que tipifica como prioritários os trabalhadores do setor bancário de João Pessoa que estão trabalhando durante a crise causada pelo coronavírus como público prioritário para fins de testagem para detecção de possível infecção pela Covid-19 e nas campanhas de vacinação de prevenção à H1N1 realizadas pela Prefeitura.
Nesta segunda-feira (14), o Sindicato enviou ofícios aos bancos solicitando a aplicação da lei proposta pelo vereador Marcos Henriques, que é bancário e membro licenciado da diretoria da entidade sindical. Além dos bancários, estão incluídos na tipificação os trabalhadores das agências lotéricas e dos correspondentes bancários.
Para Washington Luiz, titular da secretaria de políticas sociais e saúde do trabalhador do Sindicato, finalmente surge um dispositivo legal para proteger trabalhadoras e trabalhadores em empresas do ramo financeiro.
“Esta lei municipal chega em boa hora, ante o descaso dos bancos com as trabalhadoras e os trabalhadores que estão na linha de frente do atendimento presencial nas agências bancárias, nas casas lotéricas e nos correspondentes bancários. Proteger esses profissionais significa ampliar essa proteção aos familiares com quem convivem. Esperamos que os órgãos de saúde da Prefeitura Municipal de João Pessoa fiscalizem de forma eficiente o cumprimento da lei pelos bancos, lotéricas e correspondentes. Nós ficaremos atentos, mas cabe aos noss@s representad@s e noss@s delegad@s de base que acionem o Sindicato, em caso de descumprimento da norma jurídica que está vigorando desde o dia 4”, concluiu Washington Luiz.
Fonte: Seeb – PB