Bancárias de Recife caem na folia com o bloco “Mulheres Cutucando”

Getting your Trinity Audio player ready...
Crédito: Seec Pernambuco
Seec Pernambuco Centenas de foliãs e foliões tomaram as ruas do Recife Antigo na quinta-feira, dia 3, e abriram o carnaval com o bloco "Mulheres Cutucando". Organizado pela Central Única dos Trabalhadores de Pernambuco (CUT-PE), com o apoio do Sindicato dos Bancários, o bloco ofereceu diversão e, ao mesmo tempo, chamou a atenção para um problema grave: a violência contra as mulheres.

A diretora do Sindicato, Suzineide Rodrigues, comenta que o "Mulheres Cutucando" já virou uma tradição no carnaval do Recife. "O bloco existe desde 2000 e tem o objetivo de fortalecer a luta das mulheres na defesa dos seus direitos. Este ano, o bloco teve como tema questões importantes, como a violência doméstica, igualdade no trabalho, valorização do salário mínimo e ampliação de creches públicas e educação integral", explica Suzi.

Para a diretora do Sindicato, Sandra Albuquerque, a luta pela ampliação das creches públicas é antiga e de extrema importância. "A mulher precisa de um lugar para deixar seus filhos com segurança para poder ir ao mercado de trabalho", diz. Sandra destaca que o bloco também faz parte da programação do Sindicato para o mês da mulher. "E as bancárias participaram em peso da festa", conta.

Apesar do tom sério dos temas em questão, os foliões se divertiram com o bloco e festejaram a abertura do carnaval. Uma orquestra de frevo comandou a festa pelas ruas do Recife Antigo e os participantes do "Mulheres Cutucando" adentraram a noite na folia.

Além de Suzineide e Sandra, participaram do bloco a presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, e praticamente todas as diretoras da entidade.

Fonte: Seec Pernambuco

Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual
Sindicalize-se
Mapa da Violência
Nossos Convênios