O bancário Darby Igayara foi empossado, no último dia 24, no Clube de Engenharia, como novo presidente da CUT do Rio de Janeiro. No seu discurso durante a solenidade, ele disse que uma das suas prioridades imediatas é convocar os trabalhadores para participarem da Jornada de Lutas, coordenada pela CUT e demais centrais sindicais, que tem previstas, para o próximo dia 14, manifestações em todos os estados.

"As principais reivindicações são a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, extinção do fator previdenciário, manutenção do nível de emprego no país e ratificação das convenções 151 e 158 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), esta última dificulta as demissões", enumerou.

Sobre a campanha salarial dos bancários, Darby avaliou que deverá ser dura, com os banqueiros usando o argumento da crise financeira internacional para não atender às reivindicações da categoria. "Mas vamos mostrar por que os bancários são conhecidos como uma categoria de luta, garantindo mais conquistas, através de suas mobilizações", acrescentou.

Unificação das campanhas

O novo presidente da CUT/RJ garantiu que a CUT estará presente nas mobilizações bancárias, bem como se empenhando na unificação das campanhas salariais do segundo semestre, fortalecendo o poder de pressão.

Com relação à política mais geral, o dirigente afirmou que dois objetivos nortearão a sua gestão: "reduzir as desigualdades sociais e ver uma mulher no poder, no caso, Dilma Roussef, na Presidência da República".

À posse, estiveram presentes dirigentes de diversos sindicatos, entre eles o dos bancários, a Federação Única dos Petroleiros; o presidente do PT/RJ, Alberto Cantalice, e o deputado do partido Alessandro Molon.

Quem é o novo presidente da CUT/RJ?

Darby Igayara é o primeiro bancário a ser eleito presidente da CUT do Rio. Os 420 delegados do XIII Congresso Estadual da Central, realizado em Miguel Pereira, o elegeram por expressiva maioria, em chapa única, com apenas sete abstenções.

Pertencente ao quadro funcional do Mercapaulo (incorporado pelo Bradesco), Darby encabeça uma diretoria que tem como uma das principais trarefas fortalelcer a central para enfrentar os desafios das disputas políticas em 2010.

Fonte: CUT-RJ

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster