Um dia depois de Wilson Lazara recuperar seu emprego no HSBC Alcântara, o Sindicato dos Bancários de Niterói e região (Seeb Niterói) concluiu a reintegração de mais um bancário do HSBC: Luiz Carlos Fonseca de Andrade, tesoureiro da agência Niterói.

Na volta ao banco, quarta-feira, dia 8, Luiz Carlos foi acompanhado de uma auxiliar de Justiça e dos sindicalistas Edilson Cerqueira (camisa vermelha), secretário de Saúde do Sindicato, e Marcos Antônio de Oliveira (em pé), que trabalha na própria agência.

Melhor funcionário da agência

Luiz Carlos tem 20 anos de dedicação ao banco e foi demitido em agosto de 2006. Dois anos antes, havia recebido do HSBC certificado de melhor funcionário da agência. Não foi por acaso, portanto, que recebeu cumprimentos entusiasmados de colegas quando apareceu na agência para a reintegração.

O comportamento hostil do banco começou quando o bancário passou a apresentar Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (Dort), como tendinite e tenossinovite. Luiz Carlos, que até hoje precisa fazer tratamento com sessões de fisioterapia, passou a ser submetido a transferências seguidas de unidade, sem maiores explicações. A hostilidade do HSBC culminou na demissão, e o bancário teve que ficar um longo período arcando sozinho com as despesas médicas.

"Esse é o cara"

Logo no dia em que foi demitido, Luiz Carlos procurou orientação no Sindicato. Naquela época, ele já tinha diversos laudos médicos confirmando seus problemas de saúde adquiridos no trabalho e já fazia tratamento. "Fui muito bem atendido por Edilson na Secretaria de Saúde. Como diria Obama, esse é o cara!", elogiou Luiz Carlos, lembrando a expressão usada pelo presidente dos Estados Unidos sobre o presidente Lula. "Edilson fez no mesmo dia o Comunicado de Acidente de Trabalho (CAT), e pude agilizar tudo dentro do período de aviso prévio", lembra o bancário.

A reintegração de Luiz Carlos faz parte de uma série de ações bem-sucedidas promovidas pelo Departamento Jurídico do Sindicato. Foi o quarto emprego recuperado em três meses. Além de Wilson Lazara (leia mais aqui), na véspera da reintegração de Luz Carlos, o HSBC Alcântara recebeu a reintegração de Élcio Tavares Sabino no dia 19 de junho (leia mais aqui). Em maio, foi a vez de a agência Alcântara receber Lídia Cristina Lessa Vargas, que tinha sido demitida quando estava na agência São Gonçalo, que fechou. Lídia não voltou ao trabalho ainda porque continua de licença médica.

Fonte: Seeb Niterói

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster