Crédito: Seeb Alagoas
Comitiva visita bancos e observa respeito às leis de atendimento e segurança
A comissão de vereadores, criada recentemente para fiscalizar os bancos, deu prazo de 30 dias para que as agências se adequem às leis 5.516/06, 5.891/10 e 6.048/11. Caso não cumpram, a Câmara Municipal de Maceió vai acionar o Ministério Público, além de exigir da Secretaria de Controle do Convívio Urbano (SMCCU) que aplique as penalidades previstas, entre elas a multa de um salário mínimo por dia contra as instituições infratoras. Todas as agências flagradas foram autuadas e notificadas.
As leis 5.891/10 e 6.048/11 buscam combater o crime de saidinha de banco, pois impedem o uso de telefone celulares no interior das agências e a visão dos saques na boca do caixa. Levantamento da SMCCU, realizado há duas semanas, constatou que o Bradesco e o Itaú são os únicos bancos que não cumprem a lei dos tapumes. Há menos de um mês, um cliente do Itaú foi baleado em frente à agência da Rua João Pessoa, após fazer um saque.
O presidente do Sindicato, Jairo França classificou de vergonhosa a atitude dos dois bancos, que colocam o capital acima das leis e da vida das pessoas. "A população tem que se unir, acreditar na lei e começar a denunciar os bancos que descumprem os dispositivos", afirmou.
O Sindicato continuará acompanhando o trabalho da comissão de vereadores, que será retomado na próxima segunda-feira, dia 4.
A comissão de parlamentares para fiscalizar os bancos foi criada pela Câmara Municipal após gestões do Sindicato, que enviou ofício ao Poder Legislativo e se reuniu recentemente com o vereador Ricardo Barbosa (PT). A entidade pediu o engajamento dos vereadores na fiscalização das leis, ampliando a parceria que já existe.
Fonte: Seeb Alagoas